domingo, 16 de outubro de 2011

Bacalhau à Gomes de Sá

É um prato alourado no forno, formado por uma mistura de lascas de bacalhau amaciadas em leite, batatas cozidas e um refogado ligeiro. É enfeitado com ovo cozido, salsa e azeitonas.

HISTÓRIA, DICAS E CURIOSIDADES
No inicio do século XX o filho de um comerciante de bacalhau foi trabalhar para um restaurante no Porto como cozinheiro. O seu nome era José Luiz Gomes de Sá Júnior e foi no restaurante «O Lisbonense», que decidiu inovar deixando as lascas do bacalhau a marinar em leite aquecido de forma a ficarem mais macias. O resultado foi o Bacalhau à Gomes de Sá hoje um dos mais famosos pratos da cozinha tradicional Portuguesa. Diz-se que passou a receita a um seu amigo, um tal de João, com a seguinte nota: "João se alterar qualquer coisa já não fica capaz"

Utilize um tabuleiro onde fique uma camada pouco espessa, do preparado, para tostar tudo por igual. Pode misturar também 1 ovo cozido e picado antes de ir ao forno.

Bacalhau à Gomes de Sá

Ingredientes

bacalhau demolhado
800 g
batatas grandes
1 kg
ovos cozidos
3 und.
cebolas
3 und.
alho
3 dentes
azeite
2 dl
salsa
1 ramo
sal
q.b.
pimenta
q.b.
azeitonas pretas
n. d.
Preparação

Com antecedência escalde as postas de bacalhau durante 3 minutos, limpe-as de peles e espinhas e separe em lascas. Coloque-as num recipiente, cubra com leite quente e deixe repousar cerca de 1 hora.
Ao mesmo tempo coza as batatas inteiras e com pele em água temperada com sal grosso, mais ou menos 35 minutos conforme o tamanho. Não deixe cozer de mais. Deixe arrefecer um pouco, descasque-as e corte-as em pedaços pequenos.
Descasque e corte as cebolas em meias luas e coloque-as num tacho largo e refogue-as em azeite, juntamente com alho picado, até ficarem translúcidas. Ligue o forno a 200º.
Junte as batatas e o bacalhau misturando o conjunto levemente para não desmanchar muito, mas ficar incorporado na cebolada sem refogar (por isso o tacho largo). Rectifique o sal e tempere com pimenta. Coloque num tabuleiro de barro e leve ao forno 15 minutos, a alourar.
Retire do forno e decore com ovos cozidos às rodelas ou picados, salsa picada e azeitonas pretas. Sirva quente.

Nota: Em vez de envolver o bacalhau e as batatas no tacho, poderá colocar os ingredientes às camadas num tabuleiro de barro, antes de levar ao forno.

Sem comentários:

Enviar um comentário