Páginas

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Noodles com vegetais

Noodles com vegetais

                  Noodles de massa orientais, de cozimento rápido (2-4 minutos) que podem acompanhar tudo o que se quiser, vegetais, carne, peixe, marisco. Cozinhe na wok, ou, na sua falta, numa caçarola qualquer, desde que com fundo espesso.
Aqui deixo uma versão mais saudável, sem proteínas animais, que me agrada muito pela sua leveza, à noite; querendo enriquecê-la bastará adicionar, mesmo no fim (com os cogumelos), peito de frango ou de peru, ou um bife de vitela, em tirinhas finas.

Ingredientes:

Azeite
Cenouras
Cebola
Alhos
Sal e pimenta
Massa de malagueta (facultiva)
Couve coração (parte clara)
Cogumelos frescos, laminados
Courgette
Molho de soja
Coentros frescos
Massa “Noodles”( 1 noodle, 50g, por pessoa)

Preparação:

Apesar da rapidez com que se confecciona este prato, é fundamental que se respeitem os tempos de cocção dos diversos vegetais e que se tenham à mão todos os ingredientes preparados previamente,  sendo muitas vezes aqui que se tropeça e que se comprometem estes cozinhados feitos em lume muito forte e com pouca gordura e portanto pouco tolerantes a esperas ou erros.

Ponha ao lume o wok ou uma caçarola de fundo espesso, com um fio de azeite e cozinhe nele, mexendo, as cenouras em rodelas até elas estarem semi-cozidas, o que, dependendo da espessura das rodelas, leva uns 4-5 minutos.
Junte então a cebola em meias-luas, alhos, couve partida miúda, sal (pouco ou nenhum**), pimenta e picante, se quiser.
Sempre com lume forte vá mexendo até estes vegetais perderem o viço e começarem a amolecer, altura em que junta os cogumelos fatiados e a courgette partida.
Quando, daí a 2 ou 3 minutos, sentir que os vegetais estão “al dente” (nada disto é para se comer “bem cozido”), adicione os coentros e molho de soja**,
mexa e, logo de seguida, a massa “noodles”, previamente cozida em água e sal durante 2-4 minutos, conforme as instruções do fabricante e escorrida.
Misture bem.

                                                              http://outrascomidas.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário