Páginas

sábado, 27 de outubro de 2012

DIETA PARA BAIXAR O LDL-COLESTEROL

O LDL-Colesterol é a parte do colesterol total que, quando aumentada, favorece o entupimento das artérias. Por isso, ele é chamado de "mau colesterol".

A dieta e os exercí­cios săo armas importantes para o controle desta gordura, mas os pacientes que apresentam alteraçőes no seu metabolismo frequentemente precisam também de remédios para manter o LDL colesterol em ní­veis baixos e seguros. Apesar disso, mesmo quando é apenas um auxiliar do tratamento com remédios, a dieta deve ser estimulada, pois fornece uma contribuiçăo importante para a eficácia dos medicamentos e para o uso de menor dose dos mesmos.


Os alimentos funcionam de maneiras diferentes para as diferentes pessoas. Além disso, é muito difí­cil manter uma dieta constante. Assim, nosso texto procura dar uma orientaçăo geral sobre os alimentos benéficos e os prejudiciais năo determinando rigidamente uma dieta a ser seguida. As quantidades dos alimentos apontadas mostram geralmente as que foram utilizadas diariamente para produzir resultados em trabalhos cientí­ficos realizados.

Procure ingerir vários alimentos que possam tem um efeito benéfico e observe quais deles produzem os melhores efeitos para o seu organismo. Tente evitar os alimentos que possam ter um efeito nocivo. Procure variar sua dieta dentre as opçőes benéficas para năo torná-la monótona.

I. CARNES
As carnes animais săo alimentos muito importantes como fonte de proteí­nas, ferro e vitaminas do complexo B, porém săo ricas em gordura saturada que é a principal responsável em aumentar o LDL colesterol. Por isso, cuidado ao come-las!

. Boi: As carnes de boi podem conter grandes quantidades de gordura saturada e, por isso, podem aumentar bastante o LDL colesterol. A quantidade de gordura saturada varia mais de um corte para outro do que de uma parte do animal para outra. Por exemplo, 100 gr de filé mingnon gordo contém 7 gr de gordura saturada, enquanto que 100 gr de filé mingnon magro tem 3,6 gr; 100 gr de alcatra gordo possuem 6,9 gr de gordura saturada enquanto que 100 gr de alcatra magro possuem 2,9 gr. Assim, procure escolher cortes magros e retire toda a gordura que vem junto com a carne de boi antes de come-la. Procure ingerir as carnes assadas, cozidas ou grelhadas, evitando comer as carnes fritas em óleo para năo acrescentar gordura total ao alimento. As ví­sceras como fí­gado, rins e miúdos possuem grande quantidade de colesterol além de gordura saturada, aumentando ainda mais o LDL-Colesterol.

. Aves: As aves contém quantidades variáveis de gordura saturada, aumentando variavelmente o LDL colesterol. A pele é a parte das aves mais rica em gordura saturada e, portanto, a que mais aumenta o colesterol. Assim retire toda a pele antes de comer. Procure comer as carnes brancas como o peito ao invés das partes escuras, como a coxa, pois estas partes podem conter até mais gordura saturada que a carne bovina. Procure năo ingerir a carne das aves fritas em óleo.

. Porco: O lombo de porco magro, sem gordura aparente, apresenta um ní­vel de gordura saturada comparável ao da carne bovina e pode ser ingerido em substituiçăo a carne bovina. Outras partes, como a costela, o pernil e a pele, apresentam ní­veis bem mais altos de gordura saturada e aumentam muito o LDL-Colesterol.

. Peixes: Os peixes possuem o menor nível de gordura saturada e, portanto, săo as carnes que menos aumentam o LDL-Colesterol. Mesmo os peixes gordos como o salmăo, a cavalinha, o arenque, o atum e as sardinhas podem ser ingeridos, pois năo possuem gordura saturada e, portanto, năo aumentam o LDL-Colesterol.

. Crustáceos: O camarăo, a lagosta, a lula, o marisco, o caranguejo, a ostra e o mexilhăo săo ricos em colesterol, mas pobres em gordura saturada. Hoje sabemos que, curiosamente, a ingestăo colesterol é menos nociva para aumentar o LDL-Colesterol sangui­neo do que a ingestăo de gordura saturada. Assim, os crustáceos podem ser ingeridos mas com moderaçăo.

. Outros animais: O cabrito, o carneiro e o coelho săo ricos em gordura saturada, aumentando o LDL colesterol.

. A linguiça, a salsicha e o paio: contém carne e gordura animal misturados, sendo ricos em gorduras saturadas, aumentando o LDL colesterol e devendo ser evitados.

. O toucinho, a banha e o bacon săo ricos em gordura saturada, aumentam muito o LDL-Colesterol e, por isso, devem ser evitados no preparo dos alimentos.

II. LATICÍNIOS

O leite e seus derivados săo alimentos importantes como fonte de proteí­nas e cálcio. Porém, também săo ricos em gordura saturada que aumentam o LDL-Colesterol. Assim sendo, cuidado com eles!

. Leite: Todos os leites tem gordura saturada e aumentam o LDL-Colesterol, mas năo de maneira igual. O leite desnatado a 0 ou 1% realmente é menos gordo e pode ser ingerido mais livremente, 2 copos por dia. O leite tipo 'C' tem mais gordura saturada e deve ser tomado mais raramente. Além disso, o leite 'C' tem maior grau de contaminaçăo de impurezas do que os leites 'B', 'A' e os desnatados 'longa vida' e, portanto, é menos seguro. Os leites integrais, tipo 'B' ou tipo 'A' săo ricos em gordura saturada e devem ser evitados. Uma opçăo é tomar apenas ˝ copo de leite 'B' ou 'A' e completar com água.

. O iogurte integral também deve ser evitado, assim pode-se substituí­-lo pelo iogurte desnatado.

. Manteiga: Deve ser evitada por ser rica em gordura saturada que, como sabemos, é a principal responsável em aumentar o LDL-Colesterol.

. Margarinas vegetais: prefira as marcas sem gordura trans.

. Requeijăo: Deve ser evitado por ser rico em gordura saturada que aumenta o LDL-Colesterol. Existem as formas light que, assim com os leites desnatados, podem ser ingeridos moderadamente.

. O mel e as geléias de frutas: năo elevam o colesterol e podem ser usados na substituiçăo da manteiga e margarina.

. Queijos: Todos os queijos tem gordura saturada e aumentam o LDL-Colesterol, porém năo de maneira igual. O queijo fresco (branco), o cottage e a ricota săo os mais magros e podem ser ingeridos com moderaçăo. Os queijos amarelados como o provolone, a mussarela, o gorgonzola, o prato, o cheddar, o camembert, o parmesăo, o suiço e outros săo mais ricos em gordura saturada e devem ser evitados.

. Frios: Săo ricos em gordura saturada e aumentam o LDL-Colesterol. Assim, o salame, o presunto, a mortadela e a copa devem ser evitados. O peito de peru tem menor teor de gordura saturada e aumenta menos o LDL colesterol, devendo ser preferido entre os frios.

III. OVOS

Os ovos săo alimentos importantes como fonte de proteí­nas e vitaminas do complexo B. Porém săo ricos em colesterol e por isso devem ser ingeridos com moderaçăo.

. As gemas: săo alimentos ricos em colesterol, mas pobres em gordura saturada, que é a principal responsável pelo aumento do LDL-Colesterol. Assim, podem ser ingeridas com moderaçăo, cerca de 4 vezes por semana. Lembre-se de que a maionese, os bolos, as tortas, as massas, vários doces e outros alimentos contém gemas de ovos em seu preparo e fica difí­cil saber o quanto de gema de ovo se come quando se ingere muito destes alimentos.

. A clara: năo possui colesterol e no preparo dos alimentos duas claras podem substituir uma gema. Mas cuidado com o excesso de substituiçőes, pois a clara năo possui também os mesmo fatores benéficos da gema.

IV. VEGETAIS

. As frutas (principalmente as polpas das frutas e năo somente os sucos) e as verduras devem ser ingeridas com frequencia e de forma variada, pois contém muitas fibras solúveis que ajudam a diminuir o LDL-Colesterol e impedem sua oxidaçăo, ou seja, a sua ativaçăo para torná-lo nocivo. Além disso, possuem vitaminas como a 'C', a 'E' e os beta carotenos, que também impedem a oxidaçăo do LDL colesterol.

. As fibras solúveis (frutas, aveia, cevada, feijőes, lentilha, grăo de bico, soja e ervilha) reduzem o tempo de trânsito gastrointestinal e a absorçăo enteral do colesterol. O farelo de aveia é o alimento mais rico e, portanto, pode diminuir moderadamente o colesterol sanguí­neo.

. O azeite de oliva: é rico em gorduras monoinsaturadas, assim, é bom para baixar o LDL colesterol e para impedir a sua oxidaçăo (torná-lo nocivo). Cuidado, pois alguns azeites săo uma mistura do azeite de oliva com óleo de soja. Concluindo, o azeite de oliva deve ser acrescentado a dieta, mas cuidado para năo exagerar e engordar porque ele é muito energético.

. O Óleo de canola: também é rico em gordura monoinsaturada e, portanto, benéfico para baixar o LDL colesterol e evitar sua oxidaçăo.

. Os Óleos de milho, soja e girassol: baixam o LDL colesterol, mas infelizmente baixam também o HDL colesterol. Além disso, săo ricos em Ácido-graxos tipo ômega 6 que facilitam a oxidaçăo do LDL colesterol, ativando-o para se tornar nocivo. Por outro lado, contém vitamina 'E' que é antioxidante e combate a açăo oxidante dos ácidos graxo tipo ômega 6. Por isso devem ser ingeridos com moderaçăo, pois há efeitos benéficos e maléficos na sua ingestao.

. Os óleos de algodăo e dendę: săo uma exceçăo para os vegetais, pois possuem ácidos graxos saturados que aumentam o LDL colesterol. Por isso, devem ser evitados.

. O coco: possui um tipo de gordura vegetal que aumenta o LDL colesterol e, portanto, deve ser evitado, especialmente a polpa e o leite de coco.

. As nozes, castanhas, amendoins e amęndoas: săo ricas em gorduras monoinsaturadas que baixam o LDL colesterol e evitam a sua oxidaçăo (torná-los nocivos) de maneira semelhante ao azeite de oliva. Cuidado com o consumo exagerado, pois elas săo muito calóricas.

. O abacate: também é rico em gorduras monoinsaturadas e, portanto, recomendável para baixar o LDL colesterol e năo oxidá-lo. Porém, da mesma forma que as nozes, săo muito energéticos e engordam muito.

V. DOCES

Os doces săo formados pela combinaçăo de alimentos muito variados e, por isso, produzem diversos efeitos. Assim, procure pensar um pouco de que é feito o doce em questăo antes de consumi-lo. De uma maneira geral os doces contribuem para o aumento dos triglicerides mas podem também contribuir para aumentar o LDL colesterol, dependendo de sua composiçăo.

. Os doces cremosos preparados com creme de leite ou leite condensado săo ricos em gordura saturada e gordura-trans que aumentam o LDL colesterol. Assim, devem ser evitados os pudins, os manjares, o doce de leite, a cocada, os bolos cremosos, o brigadeiro, o biscoito amanteigado, a massa folhada e a massa 'podre'.

. O chantily e o creme de leite săo ricos em gordura saturada que aumenta o LDL colesterol e devem ser evitados.

. Cuidado ao comer doces preparados com gema de ovo como o quindim, bolos, massas e tortas. Fica difí­cil calcular quanto de gema de ovo existe em um pedaço de quindim e, como sabemos, a gema é rica em colesterol.

. Os sorvetes cremosos como o de leite, nata, flocos, chocolate, coco, creme e outros săo ricos em gordura saturada e gordura-trans que aumentam o LDL colesterol e por isso devem ser evitados.

. Os sorvetes de frutas sem leite como o de limăo, uva, abacaxi, maracujá e outros, especialmente de palito, năo possuem gordura saturada e podem ser tomados mais livremente. Cuidado, pois estes sorvetes contém, as vezes, gordura-trans para apresentar uma consistęncia cremosa, especialmente os de massa. Como sabemos, estas gorduras aumentam o LDL-colesterol.

. Os doces de frutas como de pessego, figo, mamăo, laranja, abóbora e outros năo aumentam o LDL colesterol.

VI. OUTRAS RECOMENDAÇŐES

. Vários alimentos săo formados da mistura de vários ingredientes. Procure observar de que săo feitos os alimentos que pretende comer e pensar se eles săo feitos de substâncias que aumentam o LDL colesterol. Existem bolos magros como o de laranja, por exemplo, que aumentam pouco o LDL colesterol devido ao ovo, ao leite e a manteiga ou margarina que participam da formaçăo de sua massa. Existem outros, no entanto, que săo muito mais gordurosos devido ás coberturas cremosas ou aos recheios cremosos e que aumentam muito mais o LDL colesterol.

. As pizzas săo outro exemplo. As pizzas magras como as de atum, de escarola e de aliche năo aumentam o LDL colesterol, mas pizzas ricas em gordura animal saturada como as de qualquer tipo de queijo, linguiça, presunto e bacon aumentam o LDL colesterol.

. Cuidado, pois muitos produtos que tem escrito 'sem colesterol' em sua embalagem realmente năo possuem colesterol, mas frequentemente contém gordura saturada ou gordura-trans em sua composiçăo que, como já vimos, săo nocivas para aumentar o LDL colesterol.

. Os alimentos 'diet' podem aumentar o LDL colesterol dependendo de sua composiçăo, como os chocolates 'diet', feitos sem açucar refinado, mas com leite rico em gordura saturada.

. Procure fazer exercí­cios aeróbicos com frequencia como correr, nadar, dançar, andar a pé, em esteiras ou bicicletas. A prática regular de esportes ajuda a baixar o LDL colesterol, mas principalmente a elevar o HDL colesterol e baixar os triglicerides. Além disso, a prática regular de esportes ajuda a impedir que os ní­veis altos de colesterol façam mal as artérias do coraçăo.

. Parar de fumar é uma medida muito importante, pois o tabagismo potencializa muito os efeitos nocivos do LDL colesterol sobre as artérias. Assim, as alteraçőes das gorduras sanguineas săo mais um forte argumento para parar de fumar.


http://www.abreucardiologia.com.br/dietas.php#link_508c1c7c65769


Alimentos que aumentam o colesterol LDL (colesterol ruim) e devem ser evitados.



Gema de Ovo

Bacon ou toucinho

Carne de frango com pele

Torresmo

Manteiga, creme de leite e nata

Frituras

Salsicha, salame e linguiça

Carnes Vermelhas

http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~19261~n~alimentos+que+combatem+o+colesterol+alto.htm


Como posso reduzir meus níveis de LDL colesterol?


O que significa ter níveis altos de LDL colesterol?
Ter níveis altos de LDL colesterol, conhecido como “colesterol ruim”, é um importante fator de risco para doenças cardíacas. A boa notícia é que, diferente dos outros fatores de risco, você pode prevenir os altos níveis de LDL colesterol ou reduzi-los caso eles já estejam altos.

Quais os níveis normais de LDL colesterol?

Segundo dados da American Heart Association, os níveis de LDL colesterol são classificados de acordo com a tabela abaixo:

 Níveis de LDL colesterol Categorias
 Menor que 100 mg/dLÓtimo
 100 mg/dL a 129 mg/dL Próximo ou acima do valor ótimo
 130 mg/dL a 159 mg/dL Limítrofe
 160 mg/dL a 189 mg/dL Alto
 190 mg/dL ou superior Muito alto

Como devo manter meus níveis de LDL colesterol?

O objetivo da redução dos níveis de LDL colesterol depende de outros fatores de risco para doenças cardiovasculares, como diabetes mellitusobesidade, história de doença coronariana prévia, história de doença cardíaca precoce em parentes próximos, tabagismo, sedentarismohipertensão arterial, níveis reduzidos de HDL colesterol.
  • Caso você não tenha doenças coronarianas ou diabetes mellitus ou apresenta um ou nenhum fator de risco, seu objetivo é manter o LDL abaixo de 160 mg/dL.
  • Caso você não tenha doenças coronarianas ou diabetes mellitus ou apresenta dois ou mais fatores de risco, seu objetivo é manter o LDL abaixo de 130 mg/dL.
  • Caso você tenha doenças coronarianas ou diabetes mellitus, seu objetivo é manter o LDL abaixo de 100mg/dL.

Os medicamentos disponíveis reduzem o LDL colesterol?

Embora já existam medicações para reduzir os níveis de LDL, os médicos podem optar por orientar mudanças no estilo de vida de seus pacientes que colaboram para o controle deste tipo de colesterol.

Quais são estas mudanças?

Perda de peso e dieta saudável
Um índice de massa corporal (IMC) elevado não apenas é um fator de risco isolado para doenças do coração e outras complicações como também está relacionado ao aumento dos níveis de LDL colesterol. As pesquisas mostram que perder cerca de 5 a 10% do peso corporal ajuda a reduzir os níveis de LDL.

Embora os estudos tenham mostrado que perder peso reduz os níveis de LDL, eles também comprovaram que ter uma dieta que inclua diferentes tipos de alimentos também é válido. Alimentos pobres em gorduras saturadas e ricos em fibras solúveis ajudam a diminuir os níveis de LDL.

A perda de peso e o tipo de dieta podem colaborar com uma redução de 20%  dos níveis de LDL.

Outras pesquisas de longo prazo são necessárias para determinar se é a perda de peso realmente, ou as mudanças na dieta e a prática de atividades físicas que vêm junto com ela, que reduzem os níveis de LDL. (Alguns estudos indicam que os níveis de LDL retornam aos níveis originais mesmo com a manutenção da perda de peso corporal).


Atividade física regular

Os exercícios físicos regulares ajudam na perda de peso e na redução dos níveis de colesterol. Exercícios aeróbicos como corridas, ciclismo, caminhadas em ritmo acelerado e natação parecem ajudar na redução dos níveis decolesterol, principalmente por reduzir cerca de 5 a 10% dos níveis de LDL colesterol. Outras formas de exercícios como yoga, caminhadas em ritmo lento e musculação também ajudam a reduzir o LDL, mas estas formas de exercícios não foram tão bem estudadas quanto os exercícios aeróbicos.


Parar de fumar

Abandonar o cigarro causa um impacto positivo tanto nos níveis de LDL, quanto nos níveis de HDL, ou “colesterol bom”. O hábito de fumar está associado a altos níveis de colesterol assim como a formação de placas ateroscleróticas pela formação de um tipo específico de LDL, o LDL oxidado, que é uma forma de colesterol que contribui para a progressão das placas ateroscleróticas nos vasos sanguíneos.

Alguns estudos já mostraram que parar de fumar pode reduzir o LDL em cerca de 5%. Pesquisadores também demonstraram que os níveis de colesterol, assim como a forma de colesterol oxidado, diminuem logo que um indivíduo para de fumar.


Consumo moderado de álcool

O consumo moderado de álcool pode aumentar os níveis de HDL colesterol e reduzir os níveis de LDL colesterol. Consumo moderado significa um drink ao dia para mulheres e um ou dois drinks ao dia para homens. Mas consumir além desta quantidade pode ser prejudicial para a saúde. Os estudos já mostraram que consumir mais de três drinks ao dia pode aumentar as chances de ter doenças cardiovasculares e outros tipos de patologias.

Quais são os alimentos que devem ser consumidos e quais alimentos devem ser evitados?
  • Aumentar a ingestão de frutas (2 a 4 porções ao dia) e vegetais (3 a 5 porções ao dia).
  • Acrescentar cereais integrais à dieta.
  • Evitar gorduras saturadasgorduras trans e produtos lácteos integrais (dar preferências aos produtos lácteos desnatados em 2 ou 3 porções diárias).
  • Evitar frituras.
  • Preferir os queijos brancos aos amarelos.
  • Preferir carnes magras ou soja às carnes vermelhas.
  • Evitar as farinhas brancas, usar pães e massas integrais (6 porções ao dia, ajustando as necessidades calóricas).
  • Usar azeite de oliva extra-virgem sem aquecer (cuidado com os exageros, pois ele é rico em calorias).
ABC.MED.BR, 2010. Como posso reduzir meus níveis de LDL colesterol?. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2012.

http://www.abc.med.br/p/colesterol/57824/como+posso+reduzir+meus+niveis+de+ldl+colesterol.htm



Alguns tipos de alimentos podem trazer benefícios diminuindo potencialmente o colesterol ruim LDL e trazer eficácia na prevenção de males cardíacos.
Um desses alimentos é a aveia que pode ser consumida diariamente em porções de 40 gramas de farelo ou 60 gramas da farinha.
O alho atua na redução da pressão arterial, protegendo o coração, pois também diminui o colesterol ruim e aumenta o nível do colesterol bom (HDL) se consumido um por dia.
http://www.mundodastribos.com/colesterol-ldl-formas-naturais-de-diminui-lo.html

Sem comentários:

Enviar um comentário