Páginas

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Bolo húmido de chocolate

Antes que cheguem mais novas medidas de austeridade resolvi fazer, ontem à noite, um bolinho de chocolate para o lanche de domingo.
Parece que foi do agrado de todos, especialmente da minha mana, por isso aqui vai a receita para ela fazer, da próxima vez que for a sua casa.

Bolo húmido de chocolate

Ingredientes para o bolo:
2 chávenas de farinha
1 e 3/4 de chávena de açúcar
2 chávenas de leite
250 g de manteiga
70 g de cacau em pó
2 colheres de chá de soda
1 colher de chá de fermento em pó royal
3 ovos

Ingredientes para a cobertura:
½  de leite
400 g de açúcar
125 g de coco

Preparação do bolo:
Separar as gemas das claras e bater as primeiras com o açúcar e depois a manteiga (derreti-a primeiro no microondas). Ir juntando a farinha peneirada a que se juntou os fermentos, alternadamente com o leite, batendo sempre. Acrescenta-se o cacau, misturando-o bem e finalmente as claras em castelo, envolvendo-as bem com a massa.
Coze no forno a 170º, em forma untada, cujo fundo se forra com papel vegetal untando-o novamente e polvilhando-o ligeiramente com um pouco de farinha.
Fiz dose e meia de massa e no meu forno demorou apenas 45 minutos. Contudo, o tempo de cozedura depende do forno de cada um, por isso convém verificar se está cozido testando com um palito.

Preparação da cobertura:
Leva-se ao lume todos os ingredientes e apaga-se quando levantar fervura.
Depois de desenformar o bolo, deixa-se arrefecer um pouco mas ainda morno, pica-se com um palito até ao fundo e vai-se deitando a mistura de modo a que o leite vá penetrando no bolo, ficando o coco no cimo do mesmo. Querendo, podemos polvilhar com raspas de chocolate.
Nota: Este bolo só fica húmido e tão delicioso se levar esta calda.

1 comentário: