Páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Bolo de Família

Bolo de Família

É um bolo tradicional da Madeira, associado ao Natal, que leva mel de cana e frutos secos e cuja receita foi fornecida pela prima Assunção, há muitos anos, numa das reuniões de Natal em casa dela; a qual passamos também a fazer.
Ingredientes
500 gr de farinha
400 gr de açúcar
250 gr de manteiga
1/2 pacote de bicarbonato de sódio (± 1/2 colher de sopa)
4 ovos
2 colheres de chá de canela
¼ L de mel de cana de açúcar
2 chávenas de fruta seca (cidra, passas, nozes e amêndoas tudo picado grosseiramente)
Raspa de 1 limão
1/2 noz-moscada ralada
1/4 L de leite
1/2 cerveja preta

Modo de preparação
Bate-se a manteiga com o açúcar. Junta-se os ovos inteiros ligeiramente batidos, o mel, a cerveja e o leite e depois a farinha peneirada com a soda, batendo sempre a massa. Finalmente adiciona-se as frutas secas envolvidas em farinha e mexe-se bem. Untar uma forma redonda com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal. Levar a cozer no forno a 170º, durante aproximadamente 45 a 50 minutos, ou até mais, dependendo do forno. Se necessário, a meio da cozedura cobrir o bolo com papel vegetal. Espete um palito para verificar se o bolo está totalmente cozido, retire-o do forno, desenforme, deixe arrefecer.

A foto é de http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?art=7757&rev=2&cat=421

3 comentários:

  1. Acreditas que não tenho a receita cá? Mas confirmarei logo c/ a minha mãe e depois digo (ainda no outro dia quando ela veio cá trouxe e "matamos" as saudades, é realmente muito boa!)

    ResponderEliminar
  2. Dolores olá, já confirmei a receita: nos ingredientes aqui falta pores a cerveja (que está apenas identificada no modo de preparação) e a única diferença é que a minha mãe tem tb. registado 500 grs de açúcar (tu pões 400... não sei se será relevante...).
    Muito interessante o teu blogue, isto é uma família de cozinheiros (chefes, quero eu dizer!).
    Um beijinho a todos

    ResponderEliminar