Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Pudim de Veludo

O Meu Pudim de Veludo

Pudim
6 ovos grandes
6 dl de leite
1 chávena mal cheia de açúcar
1 colher de sobremesa rasa de farinha maizena
raspa da casca de 1 limão
Caramelo:
1 chávena chá de açúcar
1/2 chávena de água
Preparação:
Para fazer o caramelo, leva-se ao lume o açúcar, quando estiver dourado, junta-se a água quente e mexe-se, deixando ferver um pouco e barra-se a forma. Eu faço sempre o caramelo directamente na forma. Deito o açúcar com a água na forma, levo ao lume mas nunca mexo com uma colher, ando só com a forma às voltas e assim que atinge a cor que eu quero, desligo o lume e vou dando as voltas necessárias para que toda a forma fique barrada com o caramelo. Deixa-se arrefecer, enquanto se prepara o pudim.
Bate-se os ovos com o açúcar até ficar um creme homogéneo. Separa-se um pouco de leite frio para desfazer a maizena e o restante vai a ferver com a raspa do limão. Junta-se o leite fervido morno com a maizena desfeita e a mistura dos ovos e torna-se a mexer até ficar ligado.
Por fim deita-se o pudim na forma caramelizada que vai ao forno a cozer em banho Maria, levando cerca de 1h a 160 graus, ou em forma bem vedada, em banho Maria, na panela de pressão, cozendo à volta de 30 minutos, após entrar em pressão. Deixa-se arrefecer e desenforma-se para um prato de serviço.

Nota: Querendo, podemos acrescentar 1 cálice de vinho do Porto à mistura.

Sem comentários:

Enviar um comentário