Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

10 alimentos que cuidam de nós. Saúde em lata


Alho – É um auxiliar na redução dos níveis elevados de pressão arterial. Reduz o “mau” colesterol (LDL), aumentando o “bom” colesterol (HDL)
Azeite virgem – Contribui para a formação e manutenção de ossos fortes, pois favorece a absorção de cálcio, fósforo, magnésio e zinco.
Brócolos – Possuem elevados níveis de ácido fólico e ferro. Como tal são ideais para grávidas, convalescentes e pessoas propensas a anemia.
Cebola – Rica em fibras, vitaminas e minerais. Rica em compostos enxofrados com ação nas vias respiratórias, favorecendo a expetoração.
Espinafre – Fonte de vitamina do grupo B, com ação antienvelhecimento.
Frutos secos – Ricos em fibra e vitamina E. dado possuírem Ómega 3, coadjuvam no ritmo dos batimentos do coração, prevenindo possíveis ataques cardíacos.
Kiwi – Rico em vitamina C. Ótimo para prevenir constipações.
Peixes azuis (sardinha, cavala, atum, peixe-espada preto, salmão) – ingeridos regularmente prolongam a vida das nossas artérias e possuem uma ação antioxidante.
Soja – Rica em proteínas e minerais, sobretudo potássio e fósforo com papel relevante na estrutura óssea e muscular. Alivia sintomas de menopausa.
Tomate – Contém licopeno. Trata-se de um antioxidante que fortalece as membranas celulares, purifica o organismo de substâncias tóxicas. Reforça, ainda, as defesas.
http://sabores.sapo.pt/saude-e-nutricao/artigo/10-alimentos-para-uma-vida-saudavel


Saúde em lata




O excesso de conservantes e aditivos nos alimentos é pouco saudável, dizem os nutricionistas. Mas no caso do peixe em conserva há razões para fazer uma exceção.
Segundo um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, o consumo de peixes enlatados (como sardinha, salmão ou truta) por mulheres grávidas ajuda a melhorar a visão dos bebés. Os cientistas encontraram uma relação entre o bom desenvolvimento visual das crianças e a ingestão pelas mães de peixes embebidos no seu próprio óleo, o ácido docosahexanóico, um dos ácidos gordos do ómega 3 que também é encontrado no leite materno.
No caso da sardinha, um dos peixes preferidos pelos portugueses, há ainda mais vantagens. Além do alto teor de ómega 3, capaz de diminuir o mau colesterol do sangue, a sardinha diminui a hipótese de ataques cardíacos, ajuda a evitar células cancerígenas e aumenta a capacidade de exercício físico de quem a consome.
A marca de sardinhas Luças realça outros benefícios:
- metade do peso duma sardinha é água;- tem poucas calorias porque não tem açúcar nenhum- tem tantas proteínas como o bife;- é um peixe gorduroso, mas a sua gordura é composta pelo ácido linoleico e ômega três;- é muito rica em cálcio que evita a osteoporose;- é muito rica em fósforo, necessário para o bom funcionamento do nosso cérebro; - é pobre em ferro, evitando os ataques do coração; - tem uma quantidade de sal semelhante ao do nosso sangue;- é muito rica em potássio, elemento muito necessário para a contração saudável dos músculos e do coração; - é muito rica em vitaminas.
http://sabores.sapo.pt/saude-e-nutricao/artigo/saude-em-lata

Sem comentários:

Enviar um comentário