Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Empadão de frango


http://mangiachetefabene.wordpress.com/2010/04/14/empado-de-frango/
Massa:
400 grs de farinha de trigo
220 grs de manteiga gelada e picada
1 ovo inteiro (batido)
gemas de ovo (batidas)
1 colher (chá) de sal
3 colheres (sopa) de leite frio
1 colher de (sopa) de iogurte natural
Recheio:
3 peitos de frango médios (sem osso e sem pele) cozidos e desfiados
alho e cebola à gosto
4 colheres (sopa) de molho de tomate caseiro
sal
azeite
cheiro verde picadinho
1 colher (sopa) de amido de milho
1/2 xícara de cenoura ralada
1/2 xícara de milho verde cozido
Modo de fazer:
Massa:  em uma tigela colocar o trigo com a manteiga e amassar com a ponta dos dedos até forma uma farofa. Misture o ovo, a gema, o leite, o iogurte,o sal e coloque na farofa. Amasse muito até a massa ficar lisa. Embrulhe e papel filme e leve à geladeira por 15 minutos.
Abra a massa (reserve uma parte para fazer a tampa da torta), forre o fundo e os lados de uma assadeira de fundo falso (25cm de diâmetro), espalhe o recheio, coloque a tampa da torta, aperte bem a lateral, retire excesso da massa, pincele uma gema com o fio de azeite, decore a gosto, e leve ao forno a 200ºC por 40 minutos, ou até que esteja totalmente dourada. Pode fazer decoração sobre a torta, como eu fiz os corações.
Recheio: numa panela refogue alho e cebola picadinhos com azeite.  Acrescente os peitos de frango desfiados, o molho de tomate, sal, a cenoura ralada e o milho verde. Deixe cozinhar um pouco e pegar gosto.  Corrija o sal e acrescente o amido de milho dissolvido num dedinho de água.  Engrosse um pouco e por último junte o cheiro verde.  Use o recheio quando estiver morno, quase frio, senão poderá encruar a massa.
Dica: essa massa é básica, o recheio pode ser variado ao gosto do freguês: camarão, bacalhau, carne seca ou o preferido da sua casa!

Sem comentários:

Enviar um comentário