Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Empadão de Atum 4


Esta é uma receita daquelas que facilmente se altera, juntando os ingredientes que mais se gosta ou que se tenha disponíveis. Dependendo do tempo e da paciência, pode ser mais simples ou mais elaborada. Optei, desta vez, por uma versão mais elaborada.


- 1 cebola picada
- 4 ou 5 dentes de alho picados
- azeite q.b.
- miolo de camarão
- 1/2 pimento vermelho aos cubos
- 6 paus de delícias do mar
- 3 ovos cozidos cortados em meias luas
- 3 latas de atum
- 1 pacote de polpa de tomate
- salsa picada q.b.

Refogar ligeiramente a cebola, os alhos e o azeite. Quando a cebola estiver translúcida, adicionar o pimento, seguido do miolo de camarão. Deixar saltear um pouco, e juntar a polpa de tomate. Enquanto isso, cortar as delícias em tiras ou rodelas, escorrer o atum e cortar os ovos. Deixar apurar o molho de tomate (até porque o miolo de camarão sendo congelado liberta sempre água) e adicionar as delícias, os ovos e o atum. Mexer, polvilhar com a salsa picada e reservar.
Entretanto o puré de batata. Cozer a batata temperada de sal, quando cozida, escorrer e no tacho onde foi cozida colocar 1 ou 2 ovos inteiros, uma colher de sopa de margarina ou manteiga, leite q.b. (conforme se goste do puré mais cremoso ou mais espesso), temperar com pimenta e noz moscada, se quiserem, e... esta é de génio... com a batedeira misturar tudo. Não só tritura muito bem a batata, como mistura os ingredientes (ovo, manteiga e leite) de forma rápida e homogénea, não sendo necessário levar o puré novamente ao lume. Fica fofo, fofo, fofo!! Muito bom!!
Num pirex barrado com manteiga colocar uma camada de puré, o preparado de atum, cobrir com o restante puré, passar ovo batido em cima, levar ao forno a gratinar e tá pronto. Em 40 minutos uma refeição muito saborosa!!!

O preparado de atum é muito versátil, e em vez de fazer empadão com puré de batata, pode-se fazer com arroz. Ou então, o mesmo preparado acompanha muito bem massa, sendo que há a opção de acrescentar um pacote de natas quando acompanha massa. Fica uma delícia. Os ingredientes? Pode-se misturar várias coisas: cogumelos, azeitonas, pickles... o que apetecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário