Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Velocidades


Velocidades

No curso de cozinha oferecido aquando da compra da Bimby, ensinam qual a função de cada umas das velocidades da Bimby, fazendo a equivalência a alguns robots/instrumentos de cozinha:

Velocidades colher, 1, 2 e 3 = Colher de pau - utiliza-se quando não se quer triturar nem desfazer os alimentos.
Velocidade 3 1/2 e 4 = Faca de cozinha - utiliza-se para picar os alimentos sem triturar (picar cebola, alho, salsa...).
Velocidade 5 = Picadora (1-2-3).
Velocidade 6 = Batedeira de bolos - utiliza-se para bater massas (sem levedura) e bolos.
Velocidade 7 = Varinha Mágica / Passe Vite - utiliza-se para desfazer alimentos.
Velocidade 8 = Picadora de carne (não picar + de 300g de cada vez).
Velocidade 5>7>9 (progressivamente) - utiliza-se para triturar (gelados...) ou pulverizar (açúcar, grão...)
Velocidades 9 e 10 = Centrifugadora - potência maxima.
Turbo - Utiliza-se com ingredientes muito duros que se pretende desfazer antes de triturar ou pulverizar (queijo curado, presunto, gelo...)
Velocidade Espiga - Bater massas para levedar, como o pão, pizzas...

Funcionalidades através de Velocidades:
Misturar - os ingredientes podem ser misturados  muitos simplesmente com velocidades 2 - 4 (neste caso, para massa de panquecas, marinadas e bebidas), em quantidades de 100g até 2000g.


Emulsionar - para preparar maioneses e molhos, através das velocidades 3 - 5 sem borboleta, ou até à velocidade 4 com borboleta. Dica:  deite o óleo pela tampa do copo de mistura, levantando por instantes o copo de medida, podendo correr em fio para dentro do copo para emulsionar com os restantes ingredientes.


Amassar - Preparar massas à base de levedura e massas para pão, massa fresca ou misturas de carne. Seleccionar a posição tampa fechada e velocidade Espiga. Dica: nunca use mais de 700g de farinha para a sua massa.


Bater - Para confeccionar cremes batidos, ovos batidos, molhos cremosos ou pudins. Com a borboleta colocada sobre a lâmina da Bimby, usar uma velocidade de 2 a 4.

Cortar - Cortar, triturar, moer, pulverizar e preparar purés, podem ser feitos com velocidades de 4 a 10. A velocidade 4 é adequada para um corte grosso (cortar legumes para uma sopa Minestrone) e a velocidade 10 é utilizada para cortar ingredientes mais duros, como o açúcar (para pulverizar = transformar em açúcar em pó), cereais, arroz, queijo parmesão, picar gelo. Dica: para alcançar um resultado uniforme, corte previamente em pedaços os ingredientes a triturar (5x5cm).

http://receitasparabimby.blogspot.pt/p/velocidades.html

Sem comentários:

Enviar um comentário