Páginas

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Cheesecake de Pêssego Melba


Cheesecake de Pêssego Melba


http://cocoebaunilha.blogspot.pt/2012/07/cheesecake-de-pessego-melba.html#.UGsVfqQWiFd
      

Base           Adaptado do livro Cheeeese… cake de Julie Schwob
  • 180g de bolachas tipo Petit Beurre
  • 70g de amêndoa moída
  • 60g de manteiga (usei magra)
  
Cheesecake
  • 700g de queijo creme tipo fromage blanc 40% (ou Philadelphia)
  • 1 c. (sopa) de crème fraîche épaisse
  • 120g de açúcar
  • 1 c. (sopa) de açúcar baunilhado
  • 5 ovos
  • 1 c. (sopa) de amido de milho
  • 1 pitada de sal
  • 1 a 2 c. (café) de essência de amêndoa
  • 1 lata grande de pêssego em calda
  • 60g de amêndoa lascada

  Molho de pêssego
  • Calda do pêssego
  • 1 c. (café) de amido de milho

Forrar a base de uma forma com fundo amovível, com cerca de 20cm de diâmetro, com papel vegetal. Pincelar ligeiramente com óleo vegetal a lateral ou aro da forma. Pré-aquecer o forno a 160º. Colocar um recipiente com água na base do forno (para criar vapor e evitar que o cheesecake fenda durante a cozedura).
Abrir a lata de pêssego, escorrer bem a fruta e reservar a calda no frigorífico. Cortar o pêssego em cubinhos (cerca de 6 a 7 metades). Reservar os restantes para a decoração.

TMX-Bimby:
Colocar as bolachas no copo e pulverizar uns segundos na vel. 9. Juntar a amêndoa moída e a manteiga e misturar 15 seg /vel. 6. Espalhar a bolacha uniformemente no fundo da forma pressionando com a ajuda de um copo para alisar. (Se gostar até pode subir um pouco dos lados). Colocar no forno cerca de 10 minutos, retirar e deixar arrefecer.
Entretanto, colocar no copo queijo creme, o creme fraiche, os açúcares e misturar na vel. 3 até ficar homogéneo. Juntar os ovos um a um, misturando na mesma velocidade entre cada adição. Juntar o amido de milho e misturar bem na vel. 3. Adicionar o sal, a essência de amêndoa e misturar uns segundos na vel 4, até obter um creme homogéneo.
Verter 1/3 do creme na forma, distribuir uns pedacinhos de pêssego uniformemente por cima e repetir este processo até acabar os ingredientes. Alisar e cobrir com as lascas de amêndoa. Levar ao forno (na grelha do meio) durante 50 minutos a 180ºC. Deixar arrefecer e colocar no frigorífico durante uma noite no mínimo. Se necessário, no final ligar o grill do forno uns 5 minutos para tostar a amêndoa.
Colocar a calda no copo, juntar o amido de milho e misturar uns segundos na vel.6. Programar 5 minutos/100º/vel 4. Deixar arrefecer e reservar no frigorífico até servir.

Tradicional:
Triturar as bolachas. Juntar a amêndoa moída e misturar bem com a manteiga amolecida até obter uma mistura areada e cobrir uniformemente o fundo da forma pressionando com a ajuda de um copo para alisar (subindo um pouco nas laterais se gostar). Colocar no forno cerca de 10 minutos, retirar e deixar arrefecer.
Entretanto, bater o queijo creme, o creme fraiche, os açúcares e misturar até ficar homogéneo. Juntar os ovos um a um, misturando bem entre cada adição. Juntar o amido de milho previamente peneirado e misturar bem. Adicionar o sal, a essência de amêndoa e misturar até obter um creme homogéneo. Verter 1/3 do creme na forma, distribuir uns pedacinhos de pêssego uniformemente por cima e repetir este processo até acabar os ingredientes. Alisar e cobrir com as lascas de amêndoa. Levar ao forno (na grelha do meio) durante 50 minutos a 180ºC. Se necessário, no final ligar o grill do forno uns 5 minutos para tostar a amêndoa. Deixar arrefecer e colocar no frigorífico durante uma noite no mínimo.
Misturar a calda e o amido de milho, levar ao lume e deixar ferver uns minutos. Deixar arrefecer e reservar no frigorífico até servir.

Nota:
Uma das regras básicas do cheesecake é prepará-lo de véspera e deixá-lo no minimo 24h no frigorífico antes de servir.
Raramente uso queijo creme tipo Philadelphia, prefiro usar fromage blanc ou suissinhos naturais, que se podem encontrar nos supermercados E.Leclerc, Intermarché, Jumbo ou Aldi a um preço mais acessível. Fica bem mais leve e menos enjoativo.

Sem comentários:

Enviar um comentário