Páginas

sábado, 6 de outubro de 2012

Puré de Batata





Ingredientes:

450g de batatas picadas
3 dentes de alho (a conta é mais ou menos 1 dente de alho por batata)
1 colher (sopa) bem cheia de manteiga
1 colher (chá) de açúcar
200 ml de água
200 ml de leite
sal a gosto
manteiga para finalizar

Descasque e pique as batatas em pequenos pedaços. Se for uma batata média, corte em uns 8 pedaços. Coloque as batatas em uma peneira e lave bem até que a água não esteja mais esbranquiçada.

Em uma panela em fogo baixo derreta a manteiga e refogue o alho junto com o açúcar. O fogo tem que ser bem baixo pois o alho não pode dourar nem queimar. Quando perceber que ele quer começar a dourar junte a água para parar o cozimento. Junte as batatas, o leite, o sal e tampe a panela. Deixe cozinhando por cerca de 20-25 minutos até que as batatas estejam macias, mas sem deixar o líquido secar. Desligue o fogo, junte mais manteiga, pode ser mais 1 colher, e amasse com a ajuda de um amassador de batatas como este. Quando você desligar o fogo ainda terá líquido com as batatas, mas se precisar adicione mais um pouquinho de leite para dar a consistência preferida. Se precisar corrija também o sal.

Cozinhando o purê desta forma, sem desprezar o líquido do cozimento, os sabores ficam muito mais intensos e o alho dá um toque super especial mas sem ficar forte. Eu realmente recomendo testar esta forma diferente de fazer o purê de batatas.


http://www.vaitersobremesa.com.br/2012/03/pure-de-batatas.html

Sem comentários:

Enviar um comentário