Páginas

domingo, 28 de outubro de 2012

Almôndegas de soja e nozes



null
http://www.rainhasdolar.com/index.php?itemid=2191#c


null


Para começar, eu fiz um molho muito honesto com tomate de verdade, alho, cebola, louro, pimenta calabresa, pimentão verde, manjericão, açucar e sal. 

Enquanto isso, fui preparar a base da receita e o primeiro passo para isso é hidratar a PTS. Dessa vez eu hidratei 2 xícaras da proteína de soja em água fervida com bouquet garni, cebola e alho e o resto do processo foi o mesmo de sempre - apertar bem para retirar a água e levar ao processador(*)
muita gente me escreve perguntando se é necessário o uso do processador, então vou fazer essa observação aqui - não, não é imprescindível não, tanto que na receita original da Socorro ele não é usado - eu tenho usado o processador porque prefiro a textura obtida com ele, mas isso é gôsto pessoal mesmo.

Ainda no processador, juntei 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 ovo batido e meia xícara de nozes e processei mais um pouco. Levei a mistura para uma travessa e fui juntando 8 colheres de sopa de farinha de rosca e misturando bem, para agregar mesmo os ingredientes. Para temperar usei: canela em pó, noz moscada, pimenta branca, salsinha e cebolinha picadas e sal.

Quando a massa está bem misturada e temperada, é hora de começar a fazer as bolinhas. Para isso, você pode usar um pouquinho de farinha de trigo, para colocar nas mãos e facilitar o enrolar das almôndegas. 
Prontas as bolinhas, basta levar lá para a panela com o molho e deixar que cozinhem por 40 minutos, mexendo com cuidado de vez em quando para que elas não grudem no fundo da panela. Durante esse tempo, se for necessário, pode ir acrescentando mais água ao molho ou mesmo um bom caldo de legumes. 

No final, o resultado é um molho encorpado e almôndegas incrivelmente gostosas que fizeram meu marido dizer, pela primeira vez, que o prato com soja estava absolutamente igual ao preparado com carne - tão gostoso quanto :)

Sem comentários:

Enviar um comentário