Páginas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Bolas de Berlim

Ingredientes:

Massa:
500g de farinha
75g de manteiga
25g de fermento de padeiro
2dl de leite morno
100g de açúcar
3 ovos
10g de sal fino
raspa de 1/2 limão
0,5dl de rum ou aguardente velha

Creme Pasteleiro:
5dl de leite
1 vagem de bainilha
150g de açucar
1 c. sopa de maisena
1 c. sopa de manteiga
4 ovos


Preparação:

 Coloque 200g de farinha numa tigela. Abra um buraco e coloque no meio o fermento. Deite um pouco de leite morno e vá amassando com as pontas dos dedos até desfazer o fermento.Junte o resto do leite até obter uma massa homogénea. Tape com um pano e deixe levedar até dobrar de volume (cerca de 1hora). Depois desse tempo, coloque numa tigela grande a restante farinha, o açucar, a manteiga em pedaçinhos e vá adicionando os ovos 1 a 1. Junte o sal a raspa do limãoe o rum. Acrescente a massa levedada e envolva até formar uma bola e esta se descolar do recipiente. Tape e deixe levedar de novo. 
Entretanto prepare o creme. Leve o leite ao lume com a vagem de baunilha. Quando ferver, retire do lume e deixe arrefecer um pouco.Misture o açucar com a manteiga, a maisena e os ovos. Bata bem. Retire a vagem do leite e coe o leite sobre a mistura de açucar, misture bem. Leve ao lume mexendo sempre, até engrossar. Retire e deixe arrefecer, mexendo de vez em quando.
Depois da massa levedada, coloque-a sobre uma superficie onde a possa trabalhar. Amasse durante uns minutos, juntando um pouco de farinha se necessário, e forme as bolas, do tamanho que desejar. Deixe-as levedar  por mais algum tempo, e depois frite-as em óleo bem quente. Quando estiverem douradinhas, retire-as e coloque-as sobre papel absorvente. Passe-as em açucar, dê-lhes um corte ao meio e recheie-as com o creme.


http://7gramas-de-ternura.blogspot.pt/2012/10/bolas-de-berlim.html


Sem comentários:

Enviar um comentário