Páginas

sábado, 20 de outubro de 2012

Bolo Preto



O mel de cana sacarina produzido na Fábrica de Mel do Ribeiro Seco tem certificado de qualidade e é um dos produtos regionais mais apreciados na doçaria madeirense. Ainda há pouco tempo, a fábrica lançou um livro de receitas com mel de cana, da autoria do Chefe Octávio Freitas e iustrado pelas fotos de Rui Silva. A receita que aqui deixo, foi recolhida pela Confraria Gastronómica da Madeira e publicada no seu livro "Sabores - receitas tradicionais madeirenses", tendo sido atribuída ao concelho da Ribeira Brava. O Bolo Preto é uma das iguarias da doçaria regional que mais se apresenta à mesa nesta quadra festiva. 

Ingredientes:

500 g de açucar
250 g de manteiga
2 dl de leite
4 ovos
10 g de soda
1/2 noz-moscada ralada
raspa de um limão
2,5 dl de mel de cana
500 g de farinha
25 g de banha
1 cálice de Vinho Madeira
1 c. (chá) de canela
2 dl de cerveja preta
300 g de frutos secos ou cristalizados

Ligue o forno a 170 graus e unte com manteiga uma forma redonda. Forre com papel vegetal, que também deve ser untado e reserve. De seguida, derreta a manteiga e a banha num tacho e reserve. À parte, misture o leite com a cerveja, o mel e o vinho. Depois, adicione os ovos, um a um, seguidos da manteiga e da banha derretidas. Numa outra tigela misture, sem bater, o açucar com a soda, a noz-moscada, a raspa do limão, a farinha, a canela e os frutos secos partidos em bocadinhos. Verta o líquido anterior sobre esta mistura e envolva bem, até homogeneizar. Deite na forma e leve ao forno durante uma hora. Desenforme morno.

http://gastronomiamadeira.blogspot.pt/search?updated-min=2008-01-01T00:00:00Z&updated-max=2009-01-01T00:00:00Z&max-results=31

Sem comentários:

Enviar um comentário