Páginas

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cheesecake de Amoras Silvestres


http://umapedradesal.blogspot.pt/2012/09/say-cheeeese-cheesecake.html?spref=fb

Ingredientes:
- 250 gr de açúcar
- 350 gr de bolachas digestivas (ou Maria)
- 100 gr de manteiga sem sal
- 400 gr de natas frescas
- 400 gr de queijo fresco (ou 250 gr de requeijão de cabra)
- 10 folhas de gelatina
- 300 gr de amoras

Preparação:
Coloque o açúcar no copo da Bimby e pulverize 15 segundos, velocidade 9. Retire e reserve.
Coloque as bolachas e programe 10 segundos, velocidade 4 (se utilizar bolacha Maria tem de processar um pouco mais de tempo). Adicione a manteiga e programe 20 segundos, velocidade 6.
Forre uma forma de fundo amovível (utilize as costas de uma colher de sopa para facilitar a tarefa) e coloque no congelador.
Limpe bem o copo e coloque a borboleta. Junte as natas e bata cerca de 2 minutos, velocidade 3 e 1/2 (este tempo é variável dependendo das natas que utilizar e tenha atenção para que não passem a manteiga). Adicione 75 gr de açúcar e bata 15 segundos, velocidade 3 e 1/2. Reserve.
Coloque no copo o queijo e 75 gr de açúcar e bata 20 segundos, velocidade 4. À parte, demolhe 8 folhas de gelatina em água fria cerca de 1 minuto. Numa tigela, coloque duas colheres de sopa de água e junte as folhas e leve ao micro-ondas até estarem bem derretidas (deve demorar cerca de 15/20 segundos).
Com a Bimby a trabalhar na velocidade 4, adicione ao queijo a gelatina dissolvida e deixe nesta velocidade 30 segundos. Com uma espátula e movimentos de baixo para cima, misture as natas com o queijo. Coloque esta mistura por cima da base de bolacha.
Prepare a cobertura de amoras: coloque no copo da Bimby (lavado) as amoras, o resto do açúcar e as duas folhas de gelatina que sobram (não precisa demolhar porque vai derreter com a temperatura) e programe 10 minutos, 100º, velocidade 1. Findo o tempo, deixe arrefecer. Depois de frio coloque por cima do queijo. Deixe no frio até solidificar (deve demorar cerca de 4 horas). Aconselho, no entanto, a manter uns minutos no congelador antes de servir para ser mais fácil de cortar.


Alternativa de Preparação:
Esmague as bolachas num almofariz ou com recurso a um robot de cozinha. Adicione a manteiga (ligeiramente derretida) e forme uma massa bem ligada.
Forre uma forma de fundo amovível (utilize as costas de uma colher de sopa para facilitar a tarefa) e coloque no congelador.
Bata as natas em chantilly com 75 gr de açúcar. Reserve.
Desfaça bem o queijo e junte com 75 gr de açúcar. Bata com uma batedeira (pode usar uma vara de arames apenas) até formar uma mistura homogénea. À parte, demolhe 8 folhas de gelatina em água fria cerca de 1 minuto. Numa tigela, coloque duas colheres de sopa de água e junte as folhas e leve ao micro-ondas até estarem bem derretidas (deve demorar cerca de 15/20 segundos).
Com a batedeira ligada (pode usar uma vara de arame), adicione ao queijo a gelatina dissolvida até que se misture bem. Com uma espátula e movimentos de baixo para cima, misture as natas com o queijo. Coloque esta mistura por cima da base de bolacha.
Prepare a cobertura de amoras: coloque num tacho as amoras, o resto do açúcar e as duas folhas de gelatina que sobram (não precisa demolhar porque vai derreter com a temperatura) e deixe ferver cerca de 5 minutos (vai fazer um doce com um ponto mais fraco, mas que irá engrossar no frio pelo efeito da gelatina). Depois de frio coloque por cima do queijo. Deixe no frio até solidificar (deve demorar cerca de 4 horas). Aconselho, no entanto, a manter uns minutos no congelador antes de servir para ser mais fácil de cortar.


Nota: Cheesecake de maracujá é feito da mesma forma. Para a cobertura fiz uma redução: juntei 1 lata de concentrado de maracujá, com 200 ml de água e 100 ml de açúcar. Na Bimby desfiz tudo 10 segundos na velocidade 6 (porque não gosto de sentir as grainhas). E depois programei 25 minutos, varoma, velocidade 2. Sem Bimby, leve ao lume todos os ingredientes e deixo reduzir até ter uma consistência de xarope. No final, em ambas as versões, juntei duas folhas de gelatina e mexi bem (devido a temperatura elevada, escusa e demolhar porque vão dissolver sem problema). Depois de frio, deite por cima doCheesecake e deixe solidificar bem antes de servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário