Páginas

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Panificação na Gastronomia Madeirense



Pão de casa

Ingredientes:

2 Kg e meio de farinha de trigo
500 G de batata-doce
250 G de fermento de padeiro
Sal q.b.

Preparação:
Coze-se a batata-doce (com a casca) em água temperada com sal. Depois de cozida e ainda quente pela-se e passa-se pelo passador. Deita-se a farinha num alguidar e faz-se uma cova no meio onde se deita o fermento e a batata-doce. Mistura-se o fermento com a batata e, aos poucos, mistura-se com a farinha. Amassa-se tudo, juntando, aos poucos, água morna com um pouco de sal, até atingir a consistência de massa de pão (elástica). Põe-se a massa obtida dentro de uma toalha e tapa-se. Deixa-se levedar até ao dia seguinte. Moldam-se os pães que devem cozer em forno quente.   

Pão de centeio
Ingredientes:

4 Kg de farinha de centeio
1 Kg de batata-doce
1 Kg de fermento de padeiro
Água morna q.b.
Sal q.b.

Preparação:
Deita-se a farinha peneirada para um alguidar, faz-se uma cova no meio e deita-se o fermento. Mistura-se a farinha ao fermento, juntando, aos poucos, água morna com uma pitada de sal, de modo a desfazer tudo, ficando a massa um pouco dura. Amassa-se com força durante uns trinta minutos. Deita-se mais um pouco de água morna, e volta-se a amassar, batendo muito bem a massa para ficar leve. Deixa-se levedar durante três horas. Formam-se bolas e deixam-se levedar mais algum tempo. Para se verificar quando as bolas estão levedadas procede-se do seguinte modo: pressiona-se com a ponta do dedo a massa e esta deve ceder imediatamente. Coze-se em forno médio até estar alourado.

Pão de milho

Ingredientes:

Uma chávena de milho moído
Uma chávena de farinha
Quatro colheres de chá de fermento em pó
Três colheres de sopa de açúcar
Uma colher de chá de sal
Duas colheres de sopa de manteiga ou banha de porco
Um ovo
Uma chávena e meia de leite

Preparação:

Misturam-se bem os ingredientes secos (milho, farinha misturada com o fermento, açúcar e sal). Adiciona-se o leite, a manteiga, a banha derretida e, por fim, o ovo batido.   Bate-se tudo muito bem. Deita-se a massa numa forma quadrada previamente untada. Vai ao forno quente a cozer. Pode ser comido quente ou frio, cortado às fatias, barradas com manteiga.


Pão de milho e batata-doce

Ingredientes:

4 Kg de farinha de milho
1 Kg de farinha de trigo
1 Kg de batata-doce
1 Kg de fermento de padeiro
Água morna q.b.
Sal q.b.

Preparação:

Cozem-se as batatas-doces descascadas e ralam-se. Num alguidar, deita-se a farinha de milho e junta-se água a ferver, aos poucos, mexendo muito bem. Tapa-se o alguidar e deixa-se descansar duas horas. Junta-se, então, o fermento, a farinha de trigo, a batata-doce ralada, uma pitada de sal e amassa-se tudo. Fica a levedar durante três horas. Fazem-se bolos que se põem sobre as folhas de couve levemente aquecidas e deixa-se levedar mais um pouco (estão levedadas quando se pressionar com a ponta do dedo e a massa ceder). Cozem-se em forno médio, até alourarem.   


Pão de passas e nozes

Ingredientes:

1 Chávena de nozes
1 Chávena de passas
3 Chávenas de farinha
1 Chávena de açúcar
1 Chávena de leite
1 Ovo
3 Colheres de chá de fermento


Preparação:
Mistura-se a farinha com o fermento e um pouco de sal. Faz-se um buraco no meio da farinha, onde se deita o açúcar, o ovo batido e o leite; em seguida deitam-se as nozes partidas e as passas. Mexe-se muito bem e vai ao forno em forma quadrada e untada.

Bolo do Caco

Ingredientes:
  • 2 kg de farinha
  • ½ kg de fermento de padeiro
  • ½ kg de batata (batata doce)
  • Sal q.b.
  • Água q.b.

Modo de preparar:

Cozem-se as batatas e esmagam-se. Põe-se a farinha no alguidar e faz-se um buraco no meio. Deita-se o fermento e desfaz-se em água morna com sal. Tendem-se bolas, achatam-se e deixam-se levedar. Quando lêvedos, cozem-se no caco (frigideira de pedra mole) voltando dos lados e rodando até ficarem leves e bem cozidos.
Nota: o caco deve ser aquecido um bocado antes.

http://no.comunidades.net/sites/cat/catia/index.php?pagina=1792580737

Sem comentários:

Enviar um comentário