Páginas

sábado, 29 de setembro de 2012

O melhor bolo de chocolate do mundo em sua casa


O melhor bolo de chocolate do mundo em sua casa


Originalmente português, o bolo costumava ser servido como sobremesa no Mercado de Santa Clara, em Lisboa, até que a iguaria passou a ser muito requisitada e Carlos Bras Lopes, o criador da receita, achou necessário abrir uma confeitaria apenas para servir a delícia.

Modéstia a parte, a própria confeitaria foi inaugurada com o apelido da sobremesa, que ficou conhecida em Portugal como o melhor bolo de chocolate do mundo.

O segredo foi revelado e você aprende agora, em primeira mão, a fazer esta receita que não leva farinha, nem fermento, e é constituída por mais de 50% de cacau (53% na receita tradicional e 85% na versão amarga). Você precisa provar!

 

http://www.oficinadamoda.com.br/culinaria/especial-pascoa/faca-o-melhor-bolo-de-chocolate-do-mundo-em-sua-casa-12800.html

Faça o suspiro


Antes de preparar o melhor bolo de chocolate do mundo, é preciso ter em mãos papel manteiga e, se possível, um compasso. Você também precisará de duas formas retangulares grandes.
Corte um pedaço do papel manteiga na medida de uma das formas, pois ele vai servir para forrá-la. Depois, repita o procedimento, cortando outra folha com o mesmo tamanho. Caso prefira utilizar folhas avulsas desse papel, é importante que tenham, no mínimo, 60 cm de comprimento.
Em uma das folhas já em formato retangular, desenhe dois círculos, com 20 cm de diâmetro cada.  No outro pedaço de papel manteiga, é necessário desenhar apenas um círculo.
Forre cada uma das formas com o papel já desenhado. Ele deve ocupar toda a extensão da assadeira retangular e os círculos desenhados precisam ter espaço entre si, pois servirão como molde para a massa de suspiro do seu bolo.

  Ingredientes


   250g de açúcar de confeiteiro

   250g de açúcar

   40g de cacau em pó

  8 claras

  

Modo de preparo


Peneire o açúcar de confeiteiro e o cacau em pó em uma tigela. Reserve.
Em seguida, bata as claras em neve. Para isso, mantenha a velocidade baixa, até a mistura começar a espumar. Junte um pouco do açúcar comum e continue a bater. 
Quando o conteúdo formar picos moles, adicione o restante do açúcar aos poucos, sem parar de bater. Desligue a batedeira. 
Feito isso, adicione o açúcar de confeiteiro e cacau em pó que você já peneirou às claras em neve e misture tudo com uma colher, delicadamente. 
Com a ajuda de um saco de confeitar, preencha os círculos desenhados no papel, com a massa que obteve. Para isso, faça um caracol em cada círculo.
Leve as assadeiras ao forno para assar a 120ºC (temperatura baixa) por 1 hora.
Preste atenção à temperatura do forno, que deve se manter baixa. Quando o suspiro estiver pronto, retire as assadeiras do forno e deixe esfriar.
  

Faça o mousse de chocolate


Ingredientes


500g de chocolate meio amargo
450g de creme de leite fresco
80g de açúcar
4 claras

Modo de preparo

Comece picando todo o chocolate ao leite e, depois, derreta em banho-maria, ou no microondas. Reserve. Bata o creme de leite fresco na batedeira, até que vire uma espécie de chantilly. Coloque em uma vasilha e reserve.
Mais uma vez, bata as claras em neve e, depois, junte-as ao chocolate derretido e misture delicadamente com uma colher. O próximo passo é despejar o creme de leite batido na mistura e voltar a mexer com a colher.


Monte o melhor bolo do mundo


Acerte os discos de suspiro com uma faca, para que eles fiquem simétricos. Em seguida, coloque um dos discos sobre o recipiente final, em que servirá a sobremesa, e despeje parte do mousse de chocolate.
Ponha outro disco de suspiro sobre o mousse e repita o processo de recheio. Coloque o terceiro disco sobre o mousse.
Para finalizar, cubra toda a superfície do bolo e as suas laterais com o creme restante. É importante trabalhar rapidamente na montagem, para que o mousse não endureça, tornando-se difícil de manusear. Leve ao freezer por 30 minutos e sirva.

Dica do Oficina: caso prepare a sobremesa para o dia seguinte, deixe-a no freezer e retire apenas uma hora antes de servir.

..................................................................................................................................


Sem comentários:

Enviar um comentário