Páginas

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Dicas de poupança doméstica no dia mundial da poupança


Dicas de poupança doméstica neste dia mundial da poupança


Hoje assinala-se o dia mundial da poupança. Porque os tempos são de dificuldades poupar para sobreviver é um imperativo. Siga alguns destes conselhos e veja aqui uma lista de 235 receitas económicas para o ajudar a planear as suas refeições de forma económica e simples. Receitas económicas  e veja aqui mais de quarenta sugestões de receitas com aproveitamentos. 


Dicas e truques de poupança na cozinha

Faça compras de forma racional, compre apenas o que necessita, aproveite as promoções, use vales de desconto e outras promoções que compensem.

Evite comprar carne já embalada, é mais cara o quilo e fará com que gaste mais dinheiro. Por exemplo, no talho compre um frango inteiro e peça para tirar os peitos , ou faça-o em casa com uma boa faca, corte o restante frango em pedaços que poderá guisar, estufar, fazer com arroz, com massa,etc. Com o peito do frango pode também fazer bifes. Estará a comprar o peito de frango (geralmente o triplo do preço do frango por kg) ao preço do kg do frango.



Com os bifes de peru compre-os no talho também, já cortados e embalados são sempre mais caros o kg. Experimente comprar asas de peru para assar no forno, são muito boas e bastante em conta.


Compre bacalhau já desfiado , pois conseguirá melhores preços. Experimente o paloco, em alternativa ao bacalhau é muito bom também e de sabor semelhante.


Opte por fazer em casa muitas das coisas que come, pois além da qualidade ser outra sairão muito mais em conta. Por exemplo rissóis, rolinhos de salsicha, pastéis de bacalhau, pizzas, etc. Pode ver aqui no blog várias suggestões deste tipo de refeições e como prepará-las.


Guarde o pão que não comeu, com pão rijo pode fazer sopas, entradas, sobremesas, pratos principais, etc. Pode também fazer pão ralado caseiro. Leve o pão ao forno no minímo durante 20 minutos. Retire o pão e deixe arrefecer. Rale o pão na picadora e depois de ralado pode aromatizar com alho em pó, ervas aromáticas secas, queijo parmesão ralado, etc. Guarde o pão ralado em frascos bem vedados.


Pode fazer azeites aromatizados em casa bem como vinagres. Basta colocá-los em frascos bem vedados com o ingrediente que desejar, por exemplo vinagre aromatizado com alecrim, ou azeite aromatizado com manjericão.Estará a poupar dinheiro, pois os de compra são mais caros por serem aromatizados.


Também pode fazer vinagres aromatizados em casa. Use vinagre base de vinho branco ou de sidra e junte , por exemplo, mel, uma haste de alecrim, etc. Guarde no frigorífico em frasco esterilizado previamente.


Também pode fazer o seu piripiri em casa. Meia dúzia de malaguetas, sal, azeite e whisky. Triture tudo bem de preferência num almofariz) e guarde num frasco em local seco e fresco. Este preparado dura muito tempo.


Evite comprar refeições já preparadas, geralmente são caras e trazem pouca quantidade. Há refeições que pode fazer previamente para congelar como lasanhas, rissóis, pastéis de bacalhau, croquetes, rolinhos de salsicha, empadas, etc.


Use e abuse das conservas, para além de económicas as conservas são uma dádiva preciosa. Experimente vários tipos de atum em conserva, sardinhas, petingas, etc. Experimente por exemplo fazer um esparguete cozido e juntar sardinhas em molho de tomate. Uma refeição simples mas muito saborosa. Pode fazer o mesmo com uma lata de mexilhões em molho de tomate ou com atum.


Faça sopas. Começar uma refeição com uma sopa é mais nutritivo e sacia a fome para a restante refeição. Pode optar por comprar legumes, cortá-los e congelá-los em sacos, já com a mistura de legumes preparada.( por exemplo, espinafres, cenoura às rodelas, lombardo cortado, etc). Assim quando precisar é só retirar do congelador e pôr na panela e num instante terá uma deliciosa sopa cheia de legumes. Pode optar também por fazer caldos com coentros e alho e servir tipo açodar com pão e ovo escalfado.


Tenha sempre em casa produtos enlatados, económicos e que lhe permitam fazer refeições deliciosas e nutritivas. Feijão, grão, salsichas, atum, massa e arrozes permitem fazer refeições fáceis e baratas sem grande trabalho.


Para poupar na carne e no peixe para uma refeição para familia experimente cortar a carne ou o peixe em pedaços e fazer com arroz ou massa. Junte legumes e a refeição renderá mais do que se fizer só a carne ou o peixe. Por exemplo, se fizer só bifes terá de contar com um a dois bifes por pessoa, mais acompanhamentos. Se fizer um arroz de carne, por exemplo, pode reduzir a quantidade de carne e todos ficarão saciados.


Aproveite as sobras de comida. Para não repetir a mesma refeição faça uma nova com o que sobrou.


Dicas e truques de poupança em casa



Sabia que pode fazer aromatizadores caseiros? Para aromatizar cortinados e outros tecidos coloque num frasco de spray uma porção de amaciador da roupa com um bom cheiro e encha o resto de água. Sempre que quiser usar basta agitar.


Para ter um aromatizador daqueles de pauzinhos arranje um frasco de vidro com boca pequena, encha com essência a gosto ( encontra-se à venda no celeiro por exemplo) , outra porção de óleo de amêndoas doces e coloque dentro do frasco espetos de madeira para espetadas. Deixe absorver os óleos e mude-os de posição. Verá que vão largando um agradável odor.


Para desentupir canos o melhor produto é uma porção de bicabornato de sódio, misturado com água e vinagre. Mexa e deixe ferver. Deite nos canos entupidos, deixe actuar uns minutos e de seguida deite um jacto de água quente por cima. Resulta melhor que muitos produtos à venda.


Para desengordurar melhor a loiça coloque umas gotas de limão ou vinagre no seu detergente para a loiça, verá que desengordura mais facilmente a loiça.


Para poupar dinheiro nos sabonetes líquidos para lavar as mãos, leve ao lume 1 lt de água. Quando ferver junte 1 sabonete de glicerina inteiro. Mexa até se dissolver. Desligue o lume, coloque em frascos e deixe arrefecer. Leve ao frigorífico durante um dia e está pronto a usar. Obtém 1 lt de sabonete liquido por menos de 1€.


Compre ervas aromáticas em vaso e tenha-as na janela, na varanda ou se tiver um pequeno pátio pode ter ainda mais espécies de plantas, como alfaces, espinafres, etc. Poupará bastante dinheiro com estas pequenas plantações. Pode usar as borras de cafév como fertilizante para as plantas. As borras de café são também muito boas para desentupir canos, pois agarram a sujidade. É só deixar correr água depois.

http://cincosentidosnacozinha.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário