Páginas

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Kefir (Cáucaso)

Kefir (Cáucaso)


Kefir é uma bebida refrescante de leite fermentado, originária das Montanhas do Cáucaso Setentrional há muitos séculos.

Por ser um alimento probiótico (pro= a favor; bio= vida), proporciona ao organismo uma série de benefícios, é um elemento auxiliar em vários tipos de doenças, inclusive alguns tipos de câncer.
Para produzir kefir, são necessários grãos de Kefir, que passam de mão em mão através dos séculos, de forma gratuita e solidária.

Embora não seja este post uma receita, pretende explicar o ingrediente de algumas receitas que poderão aparecer aqui. Por Kefir, nas receitas, entenda-se que me refiro à bebida, quando forem os grãos, mencionarei "grãos de Kefir".

Para saber mais sobre esta bebida espetacular, poderão consultar: o grupo do Yahoo Fazendo_kefir. E aqui poderão fazer download do F.A.Q. sobre Kefir, retirado deste mesmo grupo.



Kefir o elixir da Vida ?

Kefir (Kephir ou Kefyr - pronuncia-se kef ir) é uma bebida feita a partir da fermentação do leite vegetal ou animal, em temperatura ambiente, entre 10°C e 25°C, por uma colónia de lactobacilos e leveduras, conhecida como grãos de kefir.
A palavra deriva do turco keif, que pode ser traduzida como bom sentimento ou sentir-se bem. Outros nomes alternativos são: Cogumelos Tibetanos, Plantas de Iogurte, Cogumelos do Iogurte, Fungo do Iogurte, Lotus de Neve, Kin-oko ou Tane-oko (Japão) ou Tibetanischer Pilz (Alemanha), kewra, talai, mudu kekiya.
Originário do Cáucaso, foi introduzido no resto do mundo, apenas, no início do século XX.

O preparado pode ser feito com água, com todo o tipo de leite de origem animal; e também, a partir do leite de origem vegetal (de coco, soja, arroz, aveia, etc.). A vantagem do kefir de água, quando comparado ao de leite, é que pode tomar-se em grande quantidade e passa mais rapidamente para a corrente sanguínea.
Esta bebida possui uma consistência cremosa, espessa e uniforme; tem um leve gosto ácido, e um aroma moderado de levedura fresca (como a cerveja). O kefir pode ser bebido simples ou, se não apreciar a acidez, pode adicionar um pouco de adoçante ou misturar nas sopas, nos sumos de fruta ou batidos. Tem, igualmente, uma efervescência natural, de gosto “carbonatado”. Acrescem cerca de 40 combinações aromáticas, o que contribui para o seu sabor único e o seu odor agradável muito característico. De forma arredondada, o kefir pode conter entre 0.08 a 2% álcool. Normalmente, entre 0.08 a 0.5%, são valores realistas para o kefir com 24h de fermentação.
Os grãos de kefir são constituídos por leveduras fermentadoras de lactose (Kluyveromyces marxianus); e leveduras não fermentadoras de lactose (Saccharomyces omnisporus, Saccharomyces cerevisae e Saccharomyces exiguus), Lactobacillus casei, Bifidobaterium sp e Streptococcus salivarius subsp thermophilus. Incluem-se, também, leveduras iguais às utilizadas na preparação de produtos como o pão, a cerveja, o vinagre, o queijo, o vinho, etc. As pesquisas sugerem que o kefir cultivado com leite de soja contém valores mais altos de bactérias ácido lácticas do que o kefir de leite animal.


Retirado de: http://pt.shvoong.com/humanities/485477-kefir-parte/

http://cozinhadomundo.blogspot.pt/search/label/peculiaridades%20culin%C3%A1rias

Sem comentários:

Enviar um comentário