Páginas

domingo, 16 de setembro de 2012

Frango assado no forno com maçãs


Frango assado no forno com maçãs


A cultura é tudo o que acrescentamos à natureza. Materialmente, uma casa, uma ponte. Imaterialmente, uma crença, uma canção. A cultura é o conjunto de hábitos, costumes, normas, tradições que passamos de geração em geração. Recebemos dos nossos antepassados, modificamos, acrescentamos, recriamos e passamos às gerações futuras. A cultura é factor de humanização, nela aprendemos a ser aquilo que nos caracteriza enquanto pessoas. Traçamos a nossa personalidade. Aprendemos uma língua. Aprendemos os hábitos e os costumes da nossa sociedade. A cultura molda-nos. Somos o resultado da cultura onde estamos inseridos.

A cultura é também um conjunto de símbolos, é a resposta que encontrámos para os problemas com que nos fomos confrontando. Por isso foram nascendo as ciências e as artes. E Portugal, terra de navegadores, os astronautas das caravelas que enfrentaram com valentia os oceanos e nos deram a conhecer novos mundos, terra de grandes pescadores, a pesca do atum e do bacalhau marcam a nossa história, terra de touros e cavaleiros, terra de poetas e de fadistas.

fado tornou-se no domingo património imaterial da Humanidade. E isso é um grande motivo de orgulho para todos nós. Pensa-se que terá nascido na segunda metade do século XIX, em Lisboa, associado a um ambiente de boémia e de tabernas. Maria Severa, foi um dos primeiros ícones do fado, a que se seguiram muitos outros nomes como por exemplo, Alfredo Marceneiro, Hermínia Silva, Fernando Farinha, Fernando Maurício, Amália Rodrigues que levou o fado a várias partes do mundo com a sua maravilhosa voz, Carlos do Carmo - adoro ouvi-lo - e agora a nova geração de fadistas como MarizaCamané, Mísia, Ana Moura, Aldina Duarte, Carminho, Marco Rodrigues, entre muitos outros.

O fado começou nos bairros típicos da cidade principalmente, MourariaAlfamaMadragoa eBairro Alto e hoje é parte da nossa identidade. E associado ao fado está também a comida. Nasceu nas tabernas e hoje ouve-se nas diversas casas de fado, espalhadas pelos bairros típicos da cidade, especialmente a seguir a uma refeição. Para comemorar o reconhecimento do fado como património imaterial da Humanidade aqui fica um delicioso frango assado no forno com maçãs:


Ingredientes:
1 frango do campo
1/2 limão
3 hastes de alecrim
5 dentes de alho
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de chá de paprica
1,5dl de vinho branco
500g de batatas
6 cebolinhas ou chalotas
6 maçãs (royal gala ou fuji)
sal e pimenta


1. Pré- aquecer o forno a 180ºC.

2. Rechear o frango com o limão, 3 dentes de alho e o alecrim.

3. Espremer os restantes dois dentes de alhos.

4. Misturar os alhos espremidos com a manteiga, a paprika, uma pitada de sal e pimenta a gosto. Com esta pasta barrar o frango.

4. Colocar o frango num tabuleiro de forno. Em volta dispor as batatas cortadas e as cebolinhas. Regar com o vinho branco.

5. Levar a assar durante aproximadamente 1h45 a 2h ou se usarem termómetro, até atingir os 180ºC. A meio, dispor as maçãs em volta e deixar acabar de assar.

Sem comentários:

Enviar um comentário