Páginas

terça-feira, 13 de novembro de 2012

MAIONESE DE LINHAÇA (sem ovos)


As sementes de Linhaça que são o fruto da planta do linho, depois da colheita, podem ser transformadas em óleo, tal e qual como as sementes de girassol, por exemplo.
O óleo de linhaça apresenta um teor elevado de ácido linolénico. Os alimentos ricos nesse ácido gordo são recomendados para individuos que sofram de doenças reumáticas inflamatórias. E ainda é uma excelente fonte de ômegas 3, 6 e 9, essenciais para a saúde da pele, cabelo e unhas. O triple E.F.A complex (Essencial Fat Acids) é ainda o melhor amigo do cérebro e do coração. Melhora a concentração, a memória e a performance do cérebro. Regulariza os níveis do mau colesterol.
Outra caracteristica da linhaça ainda não apresentada nestes artigos, é que a linhaça substitui os ovos em certas confecções. Inacreditável não é? Partindo desta base, muitas vão ser as experiências a realizar. A 1ª é a maionese crudivora feita com óleos prensados a frio.
INGREDIENTES:
  • 3 colheres (sopa) de sementes linhaça;
  • 9 colheres (sopa) de água morna;
  • Sumo de 1/2 limão (ou vinagre);
  • 1 colher (sopa) mostarda caseira;
  • sal fino q.b.;
  • 1 dente de alho;
  • 125 ml de azeite prensado a frio;
  • 125 ml de óleo de linhaça prensado a frio;
  • 125 ml de leite crú de aveia (pode substituir por leite de soja natural).
CONFECÇÃO:
Triturar as sementes de linhaça, uns segundos, na velocidade 5, da bimby. Juntar as colheres de água e esperar 2 minutos para que hidratem.
Juntar o sumo de limão, a mostarda e o sal, triturar 20 segundos, na velocidade 7, e com as laminas em movimento juntar o alho.
Entretanto, inclinar o copo medida da tampa e deitar o azeite sobre a tampa enquanto a bimby funciona, programada na velocidade 5 (não importa o tempo, deixe funcionar). De seguida, deite o óleo de linhaça da mesma forma, deixe misturar.
Abra a tampa, empurre os detritos das paredes laterais do copo com a espátula para baixo e ligue novamente na velocidade 5 enquanto deita o leite vegetal.
Terminado o processo, verifique sabor e textura. Rectifique sal, mostarda ou leite se quiser uma maionese mais líquida. Eu adicionei um pouco de vinagre de ameixa porque gosto da maionese mais envinagrada. Guarde em frascos de vidro no frigorifico.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O objectivo era fazer uma maionese crudívora, dai a utilização dos óleos prensados a frio e do leite crú de aveia. A mostarda também era caseira feita com sementes de mostarda e vinagre.
Mas para quem não tem acesso a estes produtos faz uma maionese com azeite e óleo normal, leite de soja natural (sem sabores) e mostarda normal.

                                       http://publicarparapartilhar.blogspot.pt/search/label/LINHA%C3%87A

Sem comentários:

Enviar um comentário