Páginas

domingo, 20 de janeiro de 2013

DICAS E TÉCNICAS PARA UM BOLO PERFEITO


  1. Use todos os ingredientes em temperatura ambiente, manteiga, líquidos, ovos, etc...
  2. Bata as claras até ficar firme, mas nunca demais, pois pode ressecar a massa do bolo.  
  3. Peneire a farinha para aerar, não é só para procurar resíduos e sim, para deixar a farinha aerada.
  4. O bolo cresce melhor. O ideal é peneirar duas vezes, a segunda pode já ser com o fermento ou o bicarbonato quando consta na receita. Só depois de peneirar a farinha é que se mede a quantidade utilizada.
     
  5. Agite a embalagem do fermento, ele é uma composição de ingredientes que precisam ser misturados pois se separam em repouso.
  6. Nunca guarde o fermento na geladeira, ele se altera com mudança de temperatura, pra baixa ou alta, se for gelado, altera uma vez, tirando da geladeira para usar, altera a segunda vez, isto faz com que fique fraco.
  7. Separe todos os ingredientes antes de começar a bater a massa.
  8. Após bater as claras em neve, e as gemas com a gordura (manteiga ou margarina) e o açúcar refinado, misture os ingredientes secos peneirados juntos alternando com os líquidos , misturando delicadamente de cima para baixo.
  9. Por último coloque as claras em neve, em duas etapas, primeiro agregue metade das claras preparando a massa, que depois irá receber o restante, misturado delicadamente deixando o bolo ainda mais fofo.

  10. Em vez de untar a assadeira, use papel manteiga, ele sai com o bolo quente, com o bolo frio, depois da massa congelada, se fizer várias placas de bolo pode ser uma maneira de armazenar sem que grudem, além de facilitar a limpeza da assadeira e não sujar pincel para pincelar.
  11. Não unte as laterais, normalmente o bolo cresce e cede naturalmente um pouco depois,  o fato de estar untado, bloqueia esse processo, rachando nas laterais. Depois de assado, passe nas laterais uma faquinha que ele se descola.
  12. Não abra a porta do forno nos primeiros 15 minutos.
  13. Para verificar se está assado coloque um palito não no centro da massa. O palito tem que estar limpo e seco.
  14. Se achar que o bolo está muito corado e ainda cru no centro, cubra com papel alumínio com a parte brilhante voltada para o bolo.
  15. Deixe o bolo esfriar em cima de uma grade, para que circule o ar por baixo da assadeira e evite colocar em bancadas frias.
  16. Abacaxi e outras frutas cítricas antes de ser colocada em recheios tem que passar por fervuras ou escaldamentos, depois a elas podem ser agregadas caldas de açúcar ou não. Isso feito, a fruta não vai alterar o sabor do recheio.
  17. Quando colocar o fermento no bolo não bater muito, pois ele perde suas propriedades comprometendo o desenvolvimento do bolo.
http://blogdadonasonia.blogspot.pt/2010/11/as-dicas-e-tecnicas-para-um-bolo.html

Sem comentários:

Enviar um comentário