Páginas

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Especiarias e Ervas Aromáticas


GUIA NUTRICIONAL DE ALIMENTOS


Alimentação Saudável durante a Gravidez...
http://www.alimentacaosaudavel.org/Especiarias.html

Especiarias e Ervas Aromáticas


Em primeiro lugar, o que são ervas aromáticas e especiarias? As especiarias derivam das raízes, casca, botões e frutos das plantas. As ervas aromáticas são normalmente retiradas das folhas de uma variedade de plantas. Ambas retêm a sua potência durante longos períodos de tempo se forem armazenadas convenientemente.
A fitoterapia pode ser vista como a precursora da farmacologia moderna – aliás, muitos medicamentos modernos são derivados das plantas. Como tal, incluir sabores herbários na sua dieta diária pode fazer uma grande diferença na sua saúde alimentar. As ervas aromáticas e especiarias podem ajudar a digestão, infecções respiratórias, reumático e podem ajudar a melhorar o apetite, o tracto urinário, insónias, bem como os sintomas de constipação ou gripe.
No entanto, como as ervas aromáticas e especiarias são consumidas em quantidades pequenas em relação a outros alimentos, é um pouco injusto comparar o seu conteúdo nutritivo numa base por refeição. Por exemplo, mesmo que muitas ervas tenham um alto teor de vitamina C, não se chega nada perto das necessidades diárias com um ramo de salsa numa tigela de sopa. A não ser que se coma uma taça de tabouleh (uma salada popular no Médio Oriente contendo muitos vegetais, azeite e especiarias) todos os dias, uma laranja é uma fonte mais simples de vitamina C. Contudo, quando se mergulha um pouco mais fundo e se vêem os potentes componentes das plantas nas ervas aromáticas e especiarias, conhecidos como fitoquímicos e bioactivos, a erva é mesmo muito mais verde.
Em reconhecimento dos enormes benefícios das ervas e especiarias, os especialistas sugerem alterações nos manuais de educação nutricional, para que recebam atenção específica, como nos tempos passados. Propõem um novo tipo de pirâmide alimentar, com as ervas na maior parte da camada inferior de outros alimentos altamente protectores “ para serem comidos em variedade e quantidade”.

AçafrãoManjericão
AlecrimÓregãos
EndroPimenta de Caiena
CanelaPimenta Preta
Cominho
Cravinho
GengibreTomilho
MalaguetaSalsa

Sem comentários:

Enviar um comentário