Páginas

sábado, 19 de janeiro de 2013

Soja, leguminosa versátil



sojaOriginária da China, espalhou-se pelo mundo, sendo conhecida como a rainha das leguminosas por ser fonte de proteínas cuja qualidade é equiparada à da carne, do ovo, leite e peixe. Além disso, não contém compostos purínicos, não formando o ácido úrico. Possui lecitina, uma substância constituinte dos órgãos e tecidos humanos, especialmente do tecido nervoso, coração e fígado.

É rica em fibras e minerais, tais como o cálcio, ferro, zinco, fósforo e magnésio. Vitaminas A, B, C, D, E, K, tiamina, riboflavina, niacima e ácido fólico. Outra vantagem é a presença de pequenas quantidades de hidratos de carbono, o que a torna recomendável para os diabéticos.

A soja pode ser consumida diretamente pelo menos de três maneiras: feijão fresco, feijão seco, farinha, granulado e brotos. Na China um dos mais populares pratos é o broto de soja, no qual são servidos os grãos crus, em saladas, misturados com diversos pratos cozidos e outros produtos fermentados.

FICHA DA PLANTA:
Família: Leguminosas
Características: Planta da família das Leguminosas, muito cultivada, cujas sementes fornecem óleo e proteínas de alto valor nutritivo.
Dicas de Cultivo: Originária da China foi introduzina no Brasil no princípio do século XIX. Prefere solos fértes, sílico-argilosos com baixa acidez e pouca umidade.
Outros Nomes: Fava-da-manchúria, feijão-chinês, feijão-da-china, feijão-soja; Esp.: sojabohne; Fr.: soia; Ing.: soyabean.
Princípio ativo: ácidos gordos poli-insaturados, fibras, vitaminas, minerais e proteinas dentre outros. Apresenta um teor protéico superior e contém todos os aminoácidos essenciais, sendo considerada uma fonte de proteína completa (1 kg de soja = 2 kg de carne de vaca = 3 kg de feijão/grão = 11 l de leite de vaca).
Propriedades: Nutriente, calmante, mineralizante, vitaminizante, energética, tônica.
Indicações: Combate desnutrição através de seus grãos cozidos como alimento ou sob forma de farinha, leite, queijo, molho e dos brotos. Como contém isoflavonas ou isoflavonóides, estudos indicam que as isoflavonas, atuam como um elemento anti-oxidante reduzindo as taxas do colesterol ruim (LDL) no sangue e, conseqüentemente, diminuindo o risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além de exercem também atividade hormonal equilibrando a quantidade do hormônio estrógeno no organismo feminino podendo amenizar, dessa forma, os sintomas da menopausa.

http://saudepelasplantas.blogspot.pt/2009/02/soja-leguminosa-versatil.html

Sem comentários:

Enviar um comentário