domingo, 6 de janeiro de 2013

Tender a Massa


A melhor massa de tender não é esta da fotografia(Massa Rústica) , mas sim a Massa Tenra, que por ser uma massa lêveda é muito mais macia.


Após confecionar a massa é aconselhavel que deixe-a descansar.
Se usar sal grosso, durante o processo de descanso poderão surgir manchas brancas. Não há problema, trata-se do sal a derreter e fundir com a massa.

http://ilovebimby.blogspot.pt/2006/11/tender-massa.html

A forma mais frequente de esticar a massa é povilhando farinha sobre a pedra ou bancada de trabalho.
Eu prefiro utilizar um tapete de silicone ou esticar uma faixa de película aderente sobre a bancada. Desta forma podemos esticar a massa atingindo uma espessura mais fina, e quando desejamos trasferi-la, movemos o conjunto e lentamente separamos a película ou tapete sem correr o risco de parti-la.

Utilizando um rolo tradicional de cozinha enfarinhado, povilhe levemente a massa e estique até atingir a espessura desejada.
Se desejar, enrole a massa sobre o rolo para ajudar a transporta-la para a tarteira, ou utilize a técnica descrita no parágrafo superior.


Para ser mais prático, poderá usar um pequeno rolo auxiliar e esticar a massa directamente na forma.

Ou ainda, faze-lo directamente com as mãos sempre ou com a base de uma colher sempre que a massa tenha uma quantidade superior de gordura.



Para as bases feitas com farinha simples é conveniente perfurar ligeiramente a superfície, evitando assim que a mesma enfole. Utilize um garfo para esse efeito.



Sem comentários:

Enviar um comentário