Páginas

domingo, 6 de janeiro de 2013

Sal de Laranja


http://ilovebimby.blogspot.pt/search/label/Aromas%20e%20Temperos

Há muito queria fazer algo diferente do sal aromatizado corrente... outro dia lembrei-me disto. E penso que combina lindamente com carne de porco e aves! Espero que também gostem!

Ingredientes:
25gr de casca de laranja bem lavada
5gr de sal grosso
+
35gr de sal grosso

Confecção:
Introduza no copo bem seco a casca da laranja e as 5gr de sal e pulverize10 Seg Vel 9.
Adicione o restante sal e misture 6 Seg Vel 5.
Guarde em um sítio seco.

------------------------------------------------------------------------------------------------------



Albedo

A casca dos citrínos é composta por duas partes:

« Epicarpo ou Exocarpo » Conhecido por flavedo, ou vulgarmente por vidrado, é a primeira camada exterior do citríno. Além da sua coloração atraente na decoração culinária, é um excelente aromatizante.

« Mesocarpo » Conhecido por albedo, ou vulgarmente por cascarrão, é a camada branca intermédia entre o vidrado e os gomos da laranja.

O albedo ajuda no funcionamento do intestino e auxilia no emagrecimento, visto ser rico em celulose, carboidratos, pectinas, flavonóides, aminoácidos e vitaminas.

O albedo é consideravelmente amargo, devido a isso, quando utilizado em bolos ou sobremesas, necessitamos incrementar a quantidade de açúcar. Sempre que uso laranjas inteiras, escolho tipo "Valência Late", que possuem menos albedo e não implicam a alteração das quantidades de açúcar.

No doce de laranja, utilizo laranjas com maior quantidade de albedo, tipo"Moscatel" ou "da Bahia" para fazer o efeito do doce de laranja amarga.



Sem comentários:

Enviar um comentário