Páginas

sábado, 12 de janeiro de 2013

sopas para dietas de emagrecimento


Dieta boa tem de ter variação nos alimentos. Do contrário a gente enjoa, acaba dando umas escapadinhas para compensar o paladar e aí já viu: o resultado vai por água abaixo. Confira receitas deliciosas para manter a dieta sem esforço:

SOPA DE RICOTA
Rendimento: 5 porções, Valor Calórico: 116 calorias/porção

Ingredientes: 1 litro de água + 3 cenouras cruas + 1 berinjela + 1 colher (sopa) de margarina light + 1 pitada de pimenta do reino + 200 g de ricota + 1 pitada de sal + 1 colher (sopa) de salsa + queijo parmesão ralado light para polvilhar.

Modo de Preparo: Corte a berinjela e as cenouras descascadas. Refogue-as em margarina, junte o sal e a pimenta-do-reino. Bata no liquidificador, junto com a ricota. Coloque para cozinhar em panela de pressão, por uns 20 minutos, junto com a salsa picadinha. Pode ser servida com crouttons.

SOPA DE CENOURAS
Rendimento: 5 porções, valor calórico: 106 calorias/porção

Ingredientes: ½ xícara (chá) de água + 1 pé de alface + 1 cebola média + 4 cenouras cozidas + 1 litro de leite desnatado + 1 colher (sopa) de amido de milho + 1 colher (sopa) de margarina light + sal a gosto

Modo de preparo: Lave as folhas de alface e corte-as em tirinhas. Esprema a cenoura cozida. Cozinhe juntos a cebola ralada, o purê de cenoura, a margarina e tempere com sal. Junte o amido de milho dissolvida na água e mexa até engrossar um pouco. Adicione o alface somente antes de servir. Sirva acompanhada de 1/2 pão francês (sem miolo) ou 2 torradas light.

SOPA DE MILHO E BATATA
Rendimento: 3 porções, Valor Calórico: 176 calorias/porção

Ingredientes: 1 xícara (chá) de água + 300 g de batata + 1 cebola média + 150 g de cenoura crua + 1 colher (sopa) de farinha de trigo + 400 ml de leite desnatado + ½ col (sopa) margarina light + 1 lata de milho verde + 1 pimenta do reino + sal a gosto

Modo de preparo: Em uma panela antiaderente, coloque a margarina, a cebola, o milho, a batata picada em cubos, a cenoura em rodelas e a água fervente. Cozinhe mexendo sempre até que a cebola e a batata fiquem macias. Coloque a metade dessa mistura no liquidificador e bata até obter um creme. Adicione o leite quente e a farinha dissolvida em água fria. Coloque de volta na panela, junte a pimenta e cozinhe em fogo baixo até engrossar. Sirva a seguir.

SOPA DE BACALHAU COM GRÃO DE BICO
Rendimento: 4 porções. Valor calórico: 236 calorias/porção

Ingredientes: 
140 g de bacalhau dessalgado + 2 batatas médias + 1 cebola + 40 g de salsão + 1 tomate picadinho + ½ pimentão picadinho + 6 folhas de couve manteiga picada + 1 colher de sopa de farinha de trigo + 2 xícaras de grão de bico cozido

Modo de preparo: deixe o bacalhau de molho em água geladapara dessalgar. Depois cozinhe-o e desfie. Em uma panela, refogue a metade do bacalhau com água (1 ½ litro) a cebola e o salsão. Acrescente as batatas, o pimentão, o tomate e a couve, adicione água e deixe ferver. Quando os legumes estiverem macios, acrescente a farinha diluída em água, mexendo sempre. Acrescente a metade do grão de bico já cozido. Bata uma parte da sopa no liquidificador e devolva a panela, acrescente o restante do bacalhau e o grão de bico.

SOPA DE LENTILHA COM FRANGO
Rendimento: 4 porções, valor Calórico: 174 calorias/porção

Ingredientes: 
200 g de peito de frango + 50 g de lentilha + 1 tomate em cubos + 3 maços de macarrão cabelo de anjo + 1 cebola + 6 folhas de acelga + 1 colher de sopa de farinha de trigo + ½ copo de leite desnatado + 1 ½ litro de água + louro à gosto + vinagre, açafrão e coentro à gosto

Modo de preparo: depois de retirar pele e gordura do frango, corte-o em cubos e lave com vinagre para retirar o cheiro. Tempere com açafrão, coentro e deixe marinar. Cozinhe a lentilha até ficar macia. Em uma panela, cozinhe o frango com água, cebola e cheiro verde. Depois de frio, escorra a água e desfie o frango. Cozinhe a batata e o louro em água. Acrescente o macarrão, a acelga e cozinhe mais um pouco. Bata no liquidificador uma parte pequena da sopa com a farinha de trigo diluída em leite e devolva a panela mexendo sempre até engrossar. Adicione as lentilhas e o frango desfiado.
http://doutoraliliane.com.br/dieta-da-sopa/

Sem comentários:

Enviar um comentário