Páginas

domingo, 23 de dezembro de 2012

Bifes à portuguesa




Ingredientes para 4 pessoas

- 800 g de batatas cortadas em rodelas
- óleo vegetal para fritar
- 4 fatias finas de presunto
- 100 ml de azeite
- 4 bifes de novilho não muito finos
- 4 dentes de alho levemente esmagados
- 1 folha de louro
- 100 ml de vinho branco seco
- 1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
- 4 colheres (sopa) de manteiga gelada cortada em cubos pequenos
- sal e pimenta moída no momento

Preparação

Colocar as rodelas de batata num recipiente próprio para micro-ondas. Levar ao micro-ondas em potência máxima por 1 minuto. Transferir as batatas para uma fritadeira com óleo aquecido a 175ºC. Deixar fritar até ficarem douradas e estaladiças. Escorrer sobre papel absorvente e temperar com sal. Reservar.

Entretanto, aquecer o azeite numa frigideira e juntar as fatias de presunto. Deixar dourar por 1-2 minutos e retirar as fatias de presunto da frigideira. Reservar num local aquecido.

Temperar os bifes com sal e pimenta. Fritar os bifes de ambos os lados no azeite que serviu para o presunto, até obter o ponto de cozedura desejado. Distribuir os bifes por pratos ou caçarolas de barro individuais e reservar num local aquecido.

Juntar os alhos esmagados e o louro à gordura que serviu para os bifes. Envolver e regar com o vinho branco. Deixar ferver até evaporar. Adicionar a mostarda e misturar com uma colher de pau. Deixar fervilhar por 1 minuto.

Retirar a frigideira do lume e incorporar os cubos de manteiga, mexendo sempre até o molho se apresentar cremoso e brilhante.

Dividir as batatas fritas pelos pratos - ou as caçarolas - e adicionar as fatias de presunto. Regar os bifes com o molho e servir de imediato. Acompanhar com salada de folhas.


Fonte : revista Cozinhar Sem Stress nº6

Sem comentários:

Enviar um comentário