Páginas

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Peru Recheado de Natal


                                                   http://www.umapitanganacozinha.com/2012/12/peru-de-natal.html#more

Ingredientes:
Peru (se usar um peru congelado, descongele completamente no frigorífico no dia anterior)
Alecrim
Cebolinha
Manteiga
Cebola roxa
Linguiça de porco
1 limão siciliano
Alho
Cenoura
Batata
Pimenta Preta
Sal


Tempere o peru com sal e piment-do-reino moída na hora. Faça pequenos furos em um limão e coloque para ferver coberto com água.


Retire a carne do interior das salsichas, descarte a pele. Pique cebolinha e um pequeno punhado de alecrim. Pique uma cebola roxa em cubos bem pequenos.


Misture a cebola picada, a cebolinha e um pouco do alecrim com a carne da linguiça, reserve. Misture o restante do alecrim picado com manteiga e tempere com pimenta do reino (se a manteiga for sem sal, acrescente um pouquinho de sal).


 Com a ajuda de uma colher de sopa, levante delicadamente a pele do peru que cobre o peito. Em seguida, coloque um pouco da manteiga e...


...Empurre com o dedo para espalhar por todo o peito do peru. Faça bolinhas com a mistura da salsicha, e recheie a cavidade do peru até a metade. Coloque o limão que a essa altura deve está bem quente (se o seu peru for pequeno como o meu, pode colocar só a metade do limão).

Dica: Vi essas dicas no programa de Jammie Oliver. A manteiga sob a pele do frango faz com que a carne do peito não fique seca e sem graça. Ela vai derreter e penetrar na carne dando muito sabor e deixando a carne suculenta.

Dica 2: Segundo Jamie Oliver se você "entupir" a cavidade com o recheio o Peru (ou as aves em geral) vão demorar muito mais tempo para cozinhar já que nenhum ar quente irá circular no interior. Ela cozinhará apenas de fora para dentro. Então, coloque o recheio em forma de bolinhas de maneira que fique bem soltinho dentro e sem encher.

Dica3: Para acelerar o cozimento interno, ele dá a dica de colocar um limão já quente. O calor, além de acelerar o cozimento interno da ave, liberar os óleos e aromas do limão dando um sabor ainda mais especial a carne.


Corte as cenouras, batata e cebolas em tamanhos mais ou menos uniformes (com cerca de 2 cm de espessura), Coloque também alguns talos de cebolinha e alguns dentes de alho inteiros. Caso sobre alguma manteiga, espalhe por toda a pele do Peru ou coloque por cima dos vegetais. Leve ao forno que deve está bem quente (pré-aqueca na temperatura máxima), e abaixe a temperatura para cerca de 180-200 graus. Segundo Jamie (a íntima), o peru deve ficar no forno por cerca de 20 minutos por quilo. Acho que isso varia muito de cada forno.O peru que eu usei tinha aquele "termometro", e quando o termometro subiu deixei só mais alguns minutos para dourar bem a pele.

Dica: Se seu peru não for gigante, não precisa cobrir com papel alumínio. Se ele for muito grande, cubra com papel alumínio na metade do tempo, depois retire e deixe terminar o cozimento descoberto.


Arrume o peru  numa travessa, decore com os legumes assados, damascos, fatias de limão e um raminho de alecrim. 

Dica: Aproveite o caldo e a gordura que ficou na assadeira, amasse os dentes de alho e alguns dos outros legumes, acrescente um pouco de caldo de frango e leve ao fogo até ferver. Depois é só coar, voltar ao fogo e adicionar um pouco de amido de milho dissolvido em água fria. Misturar bem até engrossar levemente. É um ótimo molho para acompanhar a carne.

Sem comentários:

Enviar um comentário