Páginas

sábado, 29 de dezembro de 2012

Pavlova de Frutos Silvestres

Esta é uma sobremesa leve com fruta e óptima para aproveitar claras que sobram de outras receitas ou que estão congeladas. Para se tornar mais light ainda pode usar iogurte em vez das natas.


Ingredientes:
- 4 claras de ovo à temperatura ambiente
- 175 gr. de açúcar amarelo
- 1 colher de sopa de farinha maizena
- 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
- Metade de uma vagem de baunilha
- 284 ml de natas gordas
- Raspas da casca de 1 limão
- 450 gr. de frutos silvestres (eu usei mirtilos, framboesas e morangos frescos)
- 1 colher de sopa de açúcar em pó

Modo de Preparação Tradicional:

1º Passo: Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Bata as claras até ficarem firmes e brilhantes. Adicione o açúcar em lotes muitos pequenos e bata bastante bem entre cada adição. O açúcar deverá estar dissolvido nas claras antes de adicionar mais açúcar.

2º Passo: Depois de adicionar todo o açúcar continue a bater por mais 3-4 minutos. Adicione a farinha maizena e o vinagre e bata na velocidade mais baixa durante uns 3 minutos (eu uso esta técnica e resulta sempre).

3º Passo: Desenho um círculo de 20 cm no papel vegetal e forre um tabuleiro com ele. Espalhe a mistura no círculo com a ajuda de uma espátula. Deixe o centro do círculo ligeiramente mais baixo. Com a ajuda de um espeto de metal ou de um garfo faça pequenos círculos e puxe o espeto na vertical para formar pequenos picos decorativos na pavlova. Reduza a temperatura do forno para 120 ºC e cozinhe por 1 hora e 20 minutos.

4º Passo: Desligue o forno e deixe a pavlova arrefecer completamente lá dentro sem o abrir. Antes de servir junte às natas as sementes da vagem e as raspas do limão, bata tudo muito bem até as natas ficarem firmes. Cuidadosamente remova a pavlova do papel vegetal , por cima coloque as natas decore com os frutos silvestres e para finalizar polvilhe com o açúcar em pó. 


Notas: Eu costumo colocar um pouco do merengue nos extremos do papel vegetal para ele colar ao tabuleiro e não se mexer.
Eu costumo fazer a pavlova à noite e deixo-a dentro do forno durante a noite para arrefecer.

Fonte: Vi esta receitinha no site da BBC Good Food http://www.bbcgoodfood.com/recipes/4258/pavlova
http://muitomuitoacucarcomumpoucodesal.blogspot.pt/2011/07/pavlova-de-frutos-silvestres.html

Sem comentários:

Enviar um comentário