Páginas

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Delícia de castanhas


                                                        http://www.teleculinaria.pt/receita.aspx?id=29979&gotoVideo=0#
Ingredientes

PARA A MASSA:  150 g de farinha ; 150 g de açúcar ; 50 g de manteiga amolecida ; 6 ovos ; 1 colher (chá) de fermento em pó; Raspa da casca de 1 limão ; Manteiga para untar ; Farinha para polvilhar. 

PARA O CREME: ; 500 g de castanhas congeladas ; 250 g de açúcar; 50 g de manteiga amolecida ; 2 dl água.

Preparação
Ligue o forno a 180ºC, barre uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha. Numa tigela, bata as gemas com o açúcar até triplicar o volume, junte a manteiga amolecida e bata mais um pouco. Adicione depois a farinha, o fermento e a raspa do limão e misture. Por fim, bata as claras em castelo e envolva-as delicadamente no preparado.
Verta a mistura anterior na forma e leve ao forno durante 20 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire, deixe arrefecer um pouco, desenforme e deixe arrefecer totalmente.
Entretanto, prepare o creme: deite as castanhas para um tacho, junte água, leve ao lume, deixe cozer durante 20 minutos, depois escorra-as e reduza-as a puré. Deite o açúcar para um tacho, adicione a água, leve ao lume e deixe ferver durante 10 minutos. Junte o puré de castanhas, misture bem e deixe cozinhar, mexendo, até ver o fundo do tacho. Retire do lume, adicione a manteiga, misture bem e deixe arrefecer, mexendo bem de vez em quando.
Corte o bolo ao meio de modo a obter duas rodelas. Espalhe metade do creme na rodela inferior, reponha a parte de cima, cubra todo o bolo com o resto do creme, decore a gosto e sirva.

Sem comentários:

Enviar um comentário