Páginas

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Patés diversos: Paté de Ervas, Paté de Gorgonzola, Paté de Azeitona preta, Paté de Tomate seco, Pate de Queijo do reino

Sempre adorei fazer esses tipos de patês. É tão simples e rápido que se você tiver um tempinho extra (e um processador) vale mais a pena do que comprar os industrializados. Pelo menos nesses você sabe exatamente o que está colocando, e retirando (ou colocando menos) alguns ingredientes fica ótimo para fazer sanduíches para as crianças, e tenho certeza que todo adulto vai gostar também.
Aqui eu vou mostrar cinco opções, mas você pode trocar o ingrediente principal e usar a mesma base para fazer outros como pro exemplo presunto, peito de peru defumado, espinafre, cenoura (esses são ótimos para crianças que não comem verdura), diferentes tipos de queijo... é só soltar a imaginação.
A base de todos os patês é a mesma: ricota. Escolha sempre uma ricota bem úmida. A diferença fica nos outros ingredientes, e para deixar a ricota cremosa e dar a textura do patê usei iogurte natural. Em alguns acrescentei uma colher de sopa de maionese, mas é opcional, e só uma colher, não mais que isso.

Paté de Ervas:

Ingredientes:
Ricota
Iogurte Natural ou desnatado
1 colher de maionese
Salsinha
Alecrim
Cebolinha
Coentro
Hortelã
Orégano seco (ou fresco)
Tomilho seco (ou fresco)
Semente de mostarda
Sal
Pimenta-do-reino
Azeite de oliva extra virgem

Preparo:
Quebre a ricota em pedaço, acrescente o iogurte, a maionese, o azeite (esses são os líquidos que vão dar a textura cremosa ao patê). Coloque um pouco de cada erva, tempere com sal e pimenta-do-reino. Junte tudo dentro de um processador de alimentos e bata por alguns minutos até que todos os ingredientes estejam bem triturados e incorporados. Caso o patê esteja muito grosso, acrescente mais iogurte. Você também pode acrescentar um pouco de leite para chegar na textura desejada.


Paté de Gorgonzola:

Ingredientes:
Ricota
Iogurte Natural ou desnatado
1 colher de mostarda djion (usei a com pimenta verde. Era a que tinha na geladeira!)
Gorgonzola
Sal
Pimenta-do-reino
Azeite de oliva extra virgem

Preparo:
O procedimento é o mesmo do patê de ervas. A diferença é a quantidade de ricota. Ao invés de usar uma embalagem inteira usei apenas meia para que o sabor do queijo gorgonzola sobressaísse mais. Não coloquei maionese porque o gorgonzola já é bastante gorduroso e com o sabor forte (diferente do patê de ervas).

Paté de Tomate seco:

Ingredientes:
Ricota
Iogurte Natural ou desnatado
Manjericão fresco (use o seco se não encontrar fresco)
Tomate seco
Pimenta do reino
sal

Preparo:
Siga o mesmo processo dos patês anteriores. Dica: use um pouco do óleo que vem com o tomate seco. Não é preciso usar azeite de oliva.

Paté de Queijo do reino:

Ingredientes:
Ricota
Iogurte Natural ou desnatado
Queijo do reino
Requeijão cremoso (1 colher bem cheia)

Preparo:
O mesmo dos outros. Detalhe para a quantidade de ricota. Também é bem menor do que a quantidade de queijo do reino.

Paté de Azeitona preta:

Ingredientes:
Ricota
Iogurte Natural ou desnatado
Azeitonas pretas (ou roxas) sem caroço
Requeijão cremoso
Pimenta do reino
Azeite de oliva extra virgem

Preparo:
Siga o mesmo processo dos outros patês. Note que nesse usei mais ricota para manter a textura cremosa, caso contrário ficaria muito líquido pois as azeitonas possuem muita água.


Sirva os patês com torradas, grissinis ou prepare sanduíches de pão de caixa sem a casca. Use três fatias de pão e dois sabores diferentes do patê. 


Você também pode decorar os potinhos do patê com o principal ingrediente do patê. Assim os convidados saberão o sabor de cada um, além de deixar a apresentação super charmosa.

http://www.umapitanganacozinha.com/2011/08/cinco-sabores-de-pates-para-comer-com.html

Sem comentários:

Enviar um comentário