quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Lombo de porco recheado com ameixas



 90 min x 6
http://www.teleculinaria.pt/receitaPrint.aspx?id=29949 

Ingredientes
1 lombo de porco com aprox. 1,200 kg ; 800 g de batatas ; 600 g de castanhas ; 200 g de ameixas secas sem caroço ; 4 dentes de alho ; 200 g de vinho branco ; 40 g de azeite ; 20 g de banha ; 1 colher (chá) de pimentão-doce ; 1 ramo de salsa ; 1 folha de louro ; Sal e piripiri q.b. ; Fio de cozinha.

Preparação
Arranje o lombo de porco, faça-lhe um corte no sentido do comprimento sem o separar, abra-o, coloque-lhe as ameixas, feche-o e prenda-o com fio de cozinha. Disponha depois num tabuleiro.
Descasque e lave os dentes de alho, deite-os no copo do robot, junte o ramo de salsa, o pimentão-doce, sal e piripiri e ligue durante 5 segundos na velocidade 5 (velocidade 6 na Mycook). Adicione o azeite, a banha e o vinho branco e ligue mais 10 segundos na velocidade 6. Deite por cima do lombo, junte também a folha de louro, envolva e deixe marinar durante 30 minutos.
Lave as castanhas, faça-lhes um corte, deite-as no copo de rede e coloque no copo do robot. Cubra com água, tempere com uma pitada de sal e programe na temperatura vapor (120ºC na Mycook), durante 20 minutos, na velocidade 3. Depois escorra as castanhas, deixe-as amornar, descasque-as e reserve-as.
Leve a carne ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 15 minutos, junte depois as batatas descascadas e cortadas em gomos, envolva no molho, regue com um pouco de caldo de carne ou de água e deixe assar mais 20 minutos. Adicione então as castanhas, rectifique os temperos e a quantidade de molho e deixe assar mais cerca de 15 minutos, regando com o próprio molho de vez em quando. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário