Páginas

sábado, 29 de dezembro de 2012

Bolo húmido de clementinas


http://muitomuitoacucarcomumpoucodesal.blogspot.pt/search/label/Thermomix
Ingredientes:
- 5 clementinas grandes
- 300 gr. de açúcar amarelo
- 150 ml de água a ferver
- 200 gr. de manteiga
- sumo e raspa de 1 limão
- 3 ovos
- 300 gr. de farinha de amêndoa
- 25 gr. de farinha maizena
- 1 iogurte natural grego
Modo de Preparação na Bimby:
1º Passo: Raspe as cascas das clementinas e reserve. Numa panela dissolva 125 gr. de açúcar em 150 ml de água a ferver. Entretanto, corte as clementinas em rodelas. Quando o açúcar tiver dissolvido aumento a temperatura para a água do xarope evaporar um pouco. Adicione as rodelas de clementina, tape a panela e deixe em lume brando durante 20 minutos.
2º Passo: Barre com manteiga uma forma redonda de fundo amovível com 25 cm de diâmetro. Forre o fundo com papel vegetal e por cima barre com um pouco mais de manteiga e polvilhe com farinha. Retire o excesso de farinha. Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
3º Passo: Remova as rodelas das clementinas com muito cuidado da panela e arranje-as no fundo da forma. Introduza no copo da bimby a restante manteiga, as 175 gr. de açúcar, sumo e raspa do limão e raspas das clementinas. Bata durante cerca de 1 min., Vel. 4. Se achar necessário a meio do tempo pare e baixa os ingredientes com a ajuda de uma espátula.
4º Passo: Programe mais 1 min, a Vel 4. e vá adionando as gemas uma a uma. Com a bimby parada adicione a farinha de amêndoa, a maizena e o iogurte e programe mais 1 min., Vel. 4.
5º Passo: Bata as claras em castelo e coloque a borboleta na bimby. Adicione as claras e programe 1 min., Vel. 2/3. Se achar necessário dê mais tempo.
6º Passo: Cuidadosamente transfira a massa para a forma e leve a cozer durante 1 hora. Retire do forno e deixe arrefecer numa grelha sem desenformar. Depois de frio poderá desenformar e servir.

Notas: Poderá substituir as 5 clementinas por 3 laranjas grandes.
Fonte: Receita ligeiramente adaptada do site BBC Good Food.



Sem comentários:

Enviar um comentário