Páginas

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Bolo de ananás à moda de São Miguel


Ingredientes para 6 pessoas

- 350 g de açúcar
- 1 ananás dos Açores com aproximadamente 650 g

- 4 ovos (claras e gemas separadas)
- 200 g de manteiga com sal, amolecida + um pouco para untar
- 200 g de farinha + um pouco para polvilhar
- 1 colher (chá) de fermento em pó

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma redonda com manteiga e polvilhar com farinha (ou forrar com papel vegetal). Reservar.

Preparar o caramelo, aquecendo 115 g de açúcar num tacho anti-aderente, em lume médio. Juntar umas colheradas de água. Quando o açúcar começar a derreter, inclinar a panela e rodar, sem mexer, para o açúcar não cristalizar. Continuar a aquecer e a rodar até o açúcar derreter por completo e obter um caramelo dourado, sem deixar queimar.

Deitar o caramelo para a forma, inclinado esta e fazendo rodar até o fundo e as paredes ficarem bem revestidos. Reservar.

Cortar o ananás em 9-10 rodelas de 1 cm de espessura. Remover cuidadosamente a casca e os olhos, assim como o centro de cada fatia. Dispor as rodelas em rosácea no fundo da forma, sobrepondo-as harmoniosamente em camadas até esgotarem. Reservar.

Bater muito bem a manteiga com o açúcar restante. Juntar as gemas e a farinha previamente misturada com o fermento. Misturar muito bem até obter uma espécie de areia grossa.

Bater as claras em castelo firme e incorpora-las delicadamente ao preparado anterior, levantando a massa de baixo para cima com uma espátula ou uma colher de pau, sem bater.

Transferir a massa para a forma. Bater com a forma contra a bancada para que a massa fique bem espalhada.

Levar ao forno por 45-50 minutos, a 180ºC, ou até o bolo se apresentar crescido e bem dourado. Verificar a cozedura do bolo com um palito ou uma lâmina fina (atenção, pois este bolo fica húmido).

Retirar o bolo do forno e deixa-lo amornar. Passar uma lâmina fina entre o bolo e as paredes da forma. Desenformar, colocando um prato raso sobre a forma e virando o conjunto com um movimento rápido. Retirar delicadamente a forma. Servir o bolo morno ou à temperatura ambiente.


Fonte : receita adaptada do livro Sabores e Cozinha * Ao Encontro de Portugal, de Tessa Kiros - Ed. D.K. Civilização (Portugal)
 http://elvirabistrot.blogspot.pt/2010/05/bolo-de-ananas-moda-de-sao-miguel.html

Sem comentários:

Enviar um comentário