Páginas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Macarronada com soja

Como devem saber, a soja texturizada não tem nenhum sabor específico mas fica com o paladar que desejarmos, conforme a preparação e os temperos que adicionarmos.
Hoje, para o almoço, fiz uma macarronada de soja grossa, com um leve sabor oriental que ficou uma delícia! Cá em casa gostámos muito. Pena que não me lembrei de tirar uma fotografia, como sempre...esquece-me. É por isso que publico tão poucas receitas minhas porque gosto de ilustrá-las com a respetiva foto. A sensação visual é muito importante, sobretudo tratando-se de culinária, pois os nossos olhos são os primeiros a degustar!

Fiz na panela de pressão, a minha grande ajudante na cozinha, porque poupo tempo e energia mas podem preparar numa panela normal porque a soja texturizada não demora muito a cozer.
Neste caso, optei pela panela de pressão para colocar pouca água e assim os sabores ficarem concentrados e a massa não ficar deslavada.



Ingredientes

1 chávena almoçadeira de soja grossa 
azeite q. b.
1 cebola grande picada 
3 dentes de alho picados
1 folha de louro
4 colheres de sopa de polpa de tomate
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
1/2 linguiça às rodelas finas
3 colheres de sopa de tempero para frango
molho inglês q. b.
molho de soja q. b.
sumo de 1/2 limão
1colher de sopa de massa de alho
1 pitada de cominhos em pó
1 pitada de cravinho em pó 
pimenta preta q. b.
orégãos q. b.
pimentão doce q. b.
1 colher de sobremesa de caril 
vinho branco q. b.
1 cubo de caldo para massas ou outro da sua preferência
sal, se necessário
300 g de macarrão
água q. b. 

Preparação

Demolhar a soja em água bem quente durante 20 minutos. Escorrer e passá-la por várias águas até perder a cor amarelada. Escorrer de novo, apertando-a para retirar o máximo de humidade e prepará-la com o sumo de limão, a massa de alho, o tempero para frango, uma pitada de orégãos, os molhos inglês e de soja, reservando-a por 15 minutos para tomar sabor.
Na panela, colocar o azeite, a cebola, os alhos e a linguiça e deixar refogar um pouco, até a cebola começar a ganhar cor. Acrescentar os pimentos picados bem miudinhos e a soja já preparada. Juntar a polpa de tomate e os restantes ingredientes, mexendo e envolvendo bem e deixar a soja "puxar" o sabor dos condimentos, mexendo ocasionalmente. Acrescentar a água suficiente para cozer a massa. Retificar o sal e juntar a massa. Fechar a panela, colocar a válvula e contar 7 minutos após a válvula ter começado a rodar. Apagar o fogão e abrir a panela só passados 5 minutos após ter saído toda a pressão.

Nota: 
O tempo de cozedura em pressão depende do tipo e da qualidade da massa, o que convém verificar na embalagem, subtraindo uns 5 minutos se usar a panela de pressão.
Eu usei os temperos indicados mas poderão variar de acordo com a vossa preferência.
As fotos fora retiradas da Internet


Experimentem e digam alguma coisa! 


Sem comentários:

Enviar um comentário