Páginas

sábado, 15 de setembro de 2012

Kebab de carne de porco em pão pita


Kebab de carne de porco em pão pita

Andava há bastante tempo para fazer pitas em casa, mas faltava-me o segredo para a carne e também para o molho. Foi ao fazer este molho para batatas fritas que percebi que era muito parecido com o molho que comia nos kebab's. faltava-me o segredo da carne. Não que a fosse fazer no espeto, mas o segredo dos temperos fazia falta para degustar em casa esta iguaria .

Foi ao cheirar os cominhos que achei que tinha encontrado o segredo daquele aroma especifico da carne. Confesso, que se não é este o tempero, anda lá muito perto, pois a cada dentada, tinha a certeza de estar a degustar uma pita num qualquer Kebab.

Eu fiz com carne de porco mas pode ser feito com outras carnes a gosto, como frango ou vaca.

Aqui fica a receita!




Para 4 pitas

4 pães pita
alface em juliana
cenoura ralada

Para a carne

800 gr de bifanas
sal
1 colher de azeite
1 colher de chá (cheia)de cominhos
1 colher de chá(rasa) de açafrão da índia
1 colher de café de coentros de frasco
pimenta preta moída na altura





Confecção

- Aqueça o pão pita no forno durante uns 5 minutos.
- Molhe a extremidade e retire a parte de cima do pão.
- Tempere com uma meia hora de antecedência a carne partida em tiras pequenas com o sal, os cominhos, o açafrão, a pimenta preta e os coentros.
- Frite a carne num pouco de azeite.
- Lave e corte em juliana fina a alface e rale a cenoura.
- Em cada pão pita coloque um pouco de alface, cenoura e encha com a carne.
- Sirva com molho de alho e batatas fritas.





Saber um pouco mais sobre...Kebab's

A história mais conhecida é a de que a palavra kebab tem origem turca e significava carne frita. Posteriormente, a carne passou a ser um grelhado, em grandes espetos giratórios, como hoje as conhecemos.

No que se relaciona aos tipos de carnes, os kebabs no Oriente Médio e redondezas são feitos tipicamente com carne de cordeiro - carne mais encontrada devido ao rebanho bovino ser menor e inviável em regiões com geografia tão acidentada e com tamanha falta de espaço.

O porco é pouco utilizado, pois muçulmanos e judeus não podem consumi-lo por questões religiosos. Já os cristãos podem degustá-lo livremente, tanto que o porco é mais tradicional na culinária grega, país de cristãos ortodoxos.

A carne bovina também é utilizada, apesar de não ser tão popular como no Brasil, enquanto o frango é facilmente encontrado pelos nomes de Shish Tauk e Shawarma de frango. Outra carne encontrada, em Israel principalmente, mas também nos países balcânicos, é o peru, às vezes misturado a outros tipos de carnes no mesmo espeto.

O pão sírio, conhecido também por pão pita, é o mais popular dos pães orientais. É a receita clássica dos árabes encontrada por todo o mundo. Trata-se de um pão achatado, que não passa pelo processo de levedar e que é cozido em grandes pedras achatadas,, da forma tradicional. Defendem os historiadores que o pão pita é trata-se dos primórdios do pão na humanidade, uma vez que era um pão que não levedava e não se perdia muito tempo a cozinhá-lo.


Os temperos - cominhos, pimenta preta, pimenta síria, cardamomo, canela, noz-moscada, pimenta vermelha, marinadas de iogurte, limão e azeite são os mais usados na confecção dos kebab's.

http://cincosentidosnacozinha.blogspot.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário