Páginas

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Crumble de maçã e figos secos com vinho do Porto

Sem dúvida que os crumbles se tornaram numa das minhas sobremesas preferidas. Adoro a simplicidade e versatilidade deles, mas sobretudo o sabor. O crocante do crumble a contrastar com a maciez da fruta fazem para mim uma combinação perfeita. Neste juntei às tradicionais maçãs uns figos secos docinhos, que com um belo golpe de vinho do Porto originaram um crumble simples mas delicioso. 
                                        http://trespingosdemel.blogspot.pt/
 


Para 4-6 pessoas

Recheio
800 g de maçãs (duas Golden e duas Reineta)
100 g de figos secos (cerca de 4 figos secos Turcos)
1 colher de sobremesa de manteiga/margarina
40 g de açúcar amarelo
½ colher de chá de canela
50 ml de vinho do Porto
1 colher de chá de extrato de baunilha

Crumble
100 g de farinha
½ colher de chá de fermento
40 g de açúcar
80 g de açúcar amarelo
50 g de manteiga/margarina

Preparação

1.   Descascar as maçãs, retirar o caroço e cortar em pedaços pequenos. Lavar os figos secos e cortar em pedaços (não muito pequenos).

2.   Pré-aquecer o forno a 180 ºC.

3.   Num tachinho, derreter a colher de sobremesa de manteiga/margarina, adicionar as maçãs, os figos, o açúcar e a canela, envolver e deixar cozinhar em lume brando durante cerca de 5 minutos. Adicionar o vinho do Porto e deixar cozinhar, mexendo de vez em quando, até as maçãs ficarem amolecidas, mas não totalmente cozidas. Retirar do lume e adicionar o extrato de baunilha, mexendo para envolver.

4.   Preparar o crumble: misturar a farinha, o fermento e os açúcares. Adicionar a manteiga/margarina e incorporar com as mãos, até obter uma massa granulosa.

5.   Num recipiente de ir ao forno colocar a mistura da maçã e figos e por cima distribuir o crumble (gosto de formar uma espécie de bola com a massa do crumble desfazê-la em pedaços quando distribuo sobre o recheio). Levar ao forno por 25-30 minutos, até o topo estar douradinho.



Servir quente acompanhado com uma bola de gelado ou, como nós preferimos, morno e simples.

Sem comentários:

Enviar um comentário