Páginas

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Bolo de Caramelo 2



 
http://saboresdahorta.blogspot.pt/2010/02/bolo-de-caramelo.html

Esta é uma das muitas receitas de bolo de caramelo que há por aí, mas com a particularidade de ser uma receita muito antiga e comum a muitas famílias da Terceira. 
                                  
Ingredientes

150g de açúcar
1/4 litro de leite quente
4 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de açúcar
4 gemas de ovo
4 claras de ovo batidas em castelo
8 colheres de sopa de farinha
2 colheres de chá de fermento

 Preparação

Unte uma forma redonda, com ou sem buraco no meio, com manteiga,  polvilhe com farinha e reserve. Acenda o forno à temperatura de 180ºC.

Para fazer o caramelo coloque num tacho os 150g de açúcar com algumas gotas de água e leve ao lume até fazer um caramelo escurinho, mas com cuidado para não queimar. Acrescente 1/4 l de leite quente, aos poucos, cuidadosamente para não respingar e sempre a mexer até desfazer o caramelo. Retire do lume e deixe arrefecer.

Numa tigela bata as 4 colheres de açúcar com a manteiga, junte as gemas, bata de novo até ficar um creme fofo. Acrescente o caramelo já morno, a farinha e o fermento e bata mais um pouco só para misturar bem todos os ingredientes.

À parte bata as claras em castelo firme e junte à massa, envolvendo sem bater. Verta a massa na forma e leve ao forno, cerca de 50 minutos. Faça o teste do palito, para verificar a cozedura.
Depois de cozido, retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme para uma rede até arrefecer completamente.

      Recheio

Ingredientes

300g de açúcar 
4 colheres de sopa de manteiga
1 chávena de chá de nozes picadas
1/2 l de leite quente 

 Preparação

Leve o açúcar ao lume com algumas gotas de água até obter ponto de caramelo claro. Junte o leite quente, aos poucos e mexendo sempre para não talhar e ao mesmo tempo desfazer bem o caramelo. Acrescente a manteiga, continue mexendo e por fim coloque as nozes picadas. Deixe cozinhar por alguns minutos, até começar a engrossar (não deixe engrossar demasiado, porque depois de frio tem tendência a endurecer). Retire do lume, deixe esfriar,  recheie e cubra o bolo com o creme.

Nota: Se não quiser fazer o caramelo, pode usar o de compra e juntar a manteiga e as nozes. Na minha opinião o que se assemelha mais ao original, é o da marca "Vahiné", mas neste bolo nunca experimentei, faço sempre a receita original.
Também deve fazer o bolo no dia anterior para ser mais fácil, cortar em 3 metades quando for rechear.

Sem comentários:

Enviar um comentário