O molho pesto é originário do norte da Itália, onde é feito tradicionalmente em pilão, daí seu nome que vem da palavra italiana pestare (amassar ou esmagar).
Onde usar o molho pesto
Além de ser usado em massas ele fica ótimo para acompanhar pães e torradinhas e para temperar uma bruscheta ou sanduíches.
É usado para acompanhar peixes, frango, legumes e como molho para saladas.
Pode ser usado em purê de batatas e também em pizzas!
O molho pesto pode ser misturado com requeijão cremoso ou creme de leite para formar uma pastinha ou um molho para macarrão.
Variações
A escolha da castanha varia no mundo todo, onde cada cozinheiro usa o que tem em mãos. O tradicional é usar os caros pignoles. Costumo usar castanha de caju devido ao bom preço, compro já picada, bem mais barata. Mas castanhas-do-pará, avelãs, etc também podem substituir os pignoles.
O queijo usado é o pecorino, mas o parmesão faz um ótimo papel e é mais barato. Uma mistura dos dois queijos também pode ser usada.
Existem diversas variações do molho, que pode ser feito com rúcula, brócolis, coentro, pimentões e até feijões. Todos ficam bons, eu gosto mesmo é do original mas a variação com tomate seco é muito saborosa.
Ingredientes
3 molhes de manjericão - somente as folhas, lavadas e escorridas (aproximadamente 2 xícaras de folhas)
2 dentes de alho
200 ml de de azeite
50 g de castanha de caju
80 g de queijo parmesão ralado
1 colher de chá de suco de limão
Sal a gosto
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e processe até formar uma pasta homogênea.
Dicas
Caso queira que o seu molho fique verdinho por mais tempo passe as folhas por água fervente e depois água fria (branquear).O molho pode ser armazenado no frigorífico, para isso cubra com uma camada fina de azeite.
Pode congelar o molho pesto sem problemas em potinhos fechados.
Coloque mais castanhas caso você queira um molho mais espesso.
http://www.aromasesabores.com/2009/10/molho-pesto.html#ixzz2BBEz9Zs3
Sem comentários:
Enviar um comentário