Sopa cremosa de favas com ovo escalfado
4-6 porções individuais
1,2Kg favas frescas (na vagem)
1 alho francês médio (ou 2 pequenos)
1 cebola média
2 colheres sopa azeite
950ml caldo legumes
coentros
hortelã (opcional)
4 ovos frescos
1 colher sopa vinagre vinho branco
pimenta preta
Retire as favas da vagem. Descasque novamente cada uma delas, retirando-lhe a pele (este passo é essencial para conferir à sopa a textura cremosa e a radiante cor verde). Reserve. Faça um raminho com a parte verde do alho francês, os coentros (usei espigados e já em flor como é tradição no meu Alentejo) e a hortelã se usar. Ate com fio. Pique a cebola e a parte branca do alho grosseiramente. Junte ao azeite numa panela grande e deixe cozinhar em lume fraco até a cebola começar a amolecer (3 minutos). Adicione as favas e o raminho de cheiros. Cubra com o caldo e deixe cozer, tapado, 10-12 minutos. Retire o raminho e reduza a puré com a varinha mágica. Rectifique o sal se necessário.
Numa panela à parte, ferva água. Reduza o lume até obter um borbulhar contínuo. Junte o vinagre e uma pitada de sal. Parta o ovo numa tigela e introduza na água com cuidado. Deixe cozer cerca de 3 minutos. Retire com uma escumadeira e coloque num prato com papel absorvente. Repita para os outros ovos.
Torre 4 fatias de pão. Sirva a sopa. Coloque um ovo escalfado em cada prato e uma fatia de pão torrado. Tempere com pimenta preta moída na altura e um fio de azeite.
Sem comentários:
Enviar um comentário